Abaixo-assinado Recomposição de área pública no Conjunto Santos Dumont

Para: Ilmo. Sr. Secretário de Infraestrutura do Município de Manaus - SEMINF

Aqui no Conjunto Santos Dumont duas árvores foram arrancadas e no lugar fizeram um grande buraco, ao lado do campo de futebol na face que margeia a Alameda Santos Dumont. O motivo para a subtração das árvores é uma quadra de areia que será instalada no local.

Algumas perguntas poderiam ser feitas para que fosse possível, nós moradores, entendermos a razão de tamanha violência ambiental:

1a) Com tanto espaço na parte posterior do campo, no qual não seria necessário retirada de árvores nenhuma, inclusive sem a necessidade de remover terra por ser um terreno plano (com custo mais barato para construção), por que da escolha daquele local?

2a) Moradores do Conjunto Santos Dumont foram convocados para alguma reunião para decidir se a comunidade desejava uma quadra de areia que viria a declarar a morte das árvores?

3a) Qual será o público-alvo a quem essa quadra de areia irá servir?

4a) No processo da vivência comunitária e democrática, não seria os moradores necessariamente convocados para aprovar a intervenção em qualquer área pública do Conjunto Santos Dumont?

5a) Qual a legitimidade de quem tenha autorizado ou permitido tamanha violência ambiental em uma área pública de nosso conjunto?

6a) Será que nós moradores demos carta branca a qualquer pessoa para agir de modo unilateral e autoritário sem a necessidade de qualquer consulta pública?

Poderíamos continuar enumerando vários tópicos de repudio ao corte das árvores, e não adianta dizer que o plantio de umas mudinhas que serão comidas pelas saúvas servem como compensação, pois se não me falha a memória, no início do ano passado, e mesmo depois, por iniciativa da Amipaz - Grupo de Amigos do Conjunto Santos Dumont e das crianças da catequese da Igreja de São Marcos, várias mudas foram plantadas, mas todas foram eliminadas pela falta de educação ambiental de alguns, além do corte pela própria prefeitura, que durante a capinação que é feita quando o mato está cobrindo as canelas, não consegue identificar mato das mudas de árvores.

Desta forma, as mudas plantadas em pouco tempo serão eliminadas, ficando somente a lembrança que perdemos duas árvores adultas e que cumpriam sua função de gerar sombra e embelezar nosso espaço público.

Este abaixo assinado cumpre a função de solicitar a imediata recomposição do local da forma que era anteriormente e devolvê-lo recuperado a comunidade do Conjunto Santos Dumont.