Abaixo-assinado Você é Atleta de Futsal Feminino no Estado de São Paulo? Deseja mudanças? Venha conosco nessa luta!

Para: TODOS QUE GOSTAM DO FUTSAL FEMININO

Você é Atleta de Futsal Feminino no Estado de São Paulo?
Deseja mudanças?
Venha conosco nessa luta!

Todas nós, atletas de Futsal Feminino, temos o sonho de tornar-se uma jogadora de alto nível, disputando as melhores competições. Todas nós passamos por alguns momentos na vida bem parecidos, como quando conquista o primeiro campeonato Sub 13 na Federação Paulista. Quando as categorias menores começaram a se apresentar nos certames estaduais ou da Confederação Brasileira, entre tantas outras histórias. Estávamos lá, lutando por nosso espaço e depois de tanto buscar um lugar ao sol, nos deparamos com os 22 anos de idade.
Seria mais uma época maravilhosa, onde estaríamos no esplendor da nossa capacidade, movendo um público cada vez maior para ver um espetáculo de futsal com meninas que cresceram sonhando com este esporte.
Porém não é isso que acontece quando completamos 22 anos. Do dia para a noite, o sonho vira um pesadelo. De atletas desejadas por todos os clubes e cidades do Estado de São Paulo nos tornamos indesejadas.
Não temos mais onde jogar porque somos consideradas “velhas” para o esporte. Afinal, o futsal feminino é mantido pelas prefeituras, e elas não investem em equipes adultas. Simplesmente porque essas meninas não participam dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, pois são voltadas somente para atletas até 21 anos. E, sabemos bem que, para os municípios, é muito mais interessante economicamente disputar Regionais e Abertos do que as competições da nossa federação.
Então, minhas colegas, passou já da hora de nos unirmos e solicitar ao Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo para que mude o regulamento dos Jogos Regionais e Abertos do Interior. Para que inclua a categoria livre, assim como no masculino, sem deixar de haver a categoria Sub 21. E que a solicitação seja endossada pelo maior número possível de secretários municipais de esporte.
Já existem os Jogos Abertos da Juventude, envolvendo atletas até 18 anos, de modo que há sim espaço para as jogadoras jovens. E essas, daqui a três anos, também serão consideradas velhas, ficando sem mercado de trabalho, abandonando a prática do futsal, talvez para sempre. Ou vendo-se obrigada a migrar para o futebol de campo, sem que tenha se preparado para jogar o mesmo.
Apesar de forte, o Estado de São Paulo está na contramão do esporte nacional em muitos fatores. As competições escolares e para a juventude não são valorizadas – o que vêm nos causando derrotas em disputas nacionais, como na Olimpíada Escolar e Universitária. No futsal feminino, há uma discrepância ainda maior, pois TODOS os Estados participantes dos Jogos Abertos Brasileiros tem o futsal feminino, nos seus Jogos Abertos locais, tão somente com a categoria ADULTA. Por que apenas São Paulo insiste em fazer do futsal feminino apenas Sub 21?
E, mesmo as atletas que ainda estão abaixo de 21, convidamos a entrar na luta. Especialmente porque, hoje, todos os clubes e cidades desejam vocês para jogar mas, amanhã, serão consideradas velhas, sendo que estão no auge da forma. E que fique claro, não pedimos a exclusão da categoria Sub 21, mas sim que haja também a livre, deixando aos municípios a opção de escolher uma idade – e, assim, havendo mercado para as adultas e para as jovens.
REFLITAM: SÃO MILHARES DE ATLETAS LARGANDO O QUE MAIS AMAM FAZER OU TENDO QUE ABIDICAR DA FAMÍLIA, AMIGOS E ENTRE OUTRAS COISAS PARA SAÍREM DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEGUINDO CARREIRA EM OUTROS ESTADOS OU ATÉ MESMO OUTRO PAÍS!
Querem um exemplo, apenas um? A única paulista eleita melhor atleta de futsal do mundo, a fixa Cilene, tão admirada por todos na modalidade e até pelos atletas do masculino, hoje está em Santa Catarina. Não porque queria mudar de Estado, mas porque não havia mais mercado para ela, mesmo com sua incontestável qualidade. Só para saber: ela é a principal jogadora de sua equipe lá no Sul.
Atletas do futsal feminino: vamos nos unir não por uma equipe, mas pelo direito de jogarmos FUTSAL!

AO GOVERNADOR, SECRETÁRIO E DIRIGENTES ESPORTIVOS:
Deem-nos o direito de sermos ouvidas. Afinal, é fácil ver que, em qualquer competição de futsal feminino, seja federada ou não, oficial ou não, o número de equipes e atletas inscritas supera outras modalidades consagradas pela mídia e pelo público.
Fala-se tanto de Olimpíada e Copa do Mundo, mas vamos falar um pouco sobre nossa realidade hoje e aqui. Não deixem acabar com o futsal feminino em nosso Estado! São muitas meninas praticando – e quantos votos isso representa numa eleição? Essa mudança está nas mãos dos senhores.
Tenham certeza que, ao mudarem o regulamento dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, incluindo a categoria livre no futsal feminino, estarão beneficiando um grande número de atletas, que são pessoas e cidadãs. E, podem ter certeza, estarão beneficiando a si mesmos, pela visão política que demonstrarão mediante uma simples atitude.

ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DO ESTADO DE SÃO PAULO