Abaixo-assinado PELO AFASTAMENTO IMEDIATO DA ATUAL DIRETORIA DA SOCIEDADE MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS

Para: Ao Exmo. Sr. Juiz Jefferson Maria de Souza - 12ª Vara Cível do Fórum de Belo Horizonte

Exmo. Sr. Juiz Jefferson Maria,

Nós, protetores, defensores e ativistas da causa animal, vimos por este abaixo-assinado, pedir o afastamento imediato da atual diretoria da Sociedade Mineira Protetora dos Animais, e a nomeação de um interventor capacitado a resolver a situação caótica em que se encontra a entidade.

A Sociedade Mineira Protetora dos Animais foi denunciada ao Ministério Público de Meio Ambiente e ao Ministério Público de Associações Civis, tendo sido entregue à estes orgãos, um extenso material contendo imagens, documentação e depoimentos de várias testemunhas, compondo uma denúncia bem fundamentada que foi iniciada em março desde ano, mas vale ressaltar que já haviam denúncias anteriores sobre maus-tratos nestas mesmas promotorias.

As acusações são várias e graves, incluindo desvio de finalidade, todos os tipos de maus-tratos aos animais, descumprimento do estatuto, falta de transparência administrativa, falta de registro da contabilidade desde o ano de 2008, nepotismo e truculência da direção e funcionários contra voluntários, dentre outras acusações.

A denúncia originou a abertura de um inquérito policial que está em tramitação, e a abertura do processo que hoje se encontra na 12° Vara Cível da comarca de Belo Horizonte, aguardando decisão sobre a liminar, cujo pedido, é o afastamento imediato da atual diretoria e a nomeação de um interventor. Enquanto isso, os animais sofrem e agonizam no abrigo, entregues ao desamparo e ao descaso de uma direção despreparada e desonesta.

Desde que estes fatos foram noticiados, geraram grande comoção e indignação, quanto aos fatos que ocorrem naquela entidade, portanto, esperamos que as autoridades se sensibilizem e agilizem os trâmites, afim de serem evitadas tantas mortes e penúria desnecessárias dos animais, e para que a Sociedade Mineira Protetora dos Animais, uma instituição quase centenária, de utilidade pública, filantrópica e criada para defender e proteger os animais, volte a cumprir a finalidade para a qual foi criada.

Não podemos mais permitir que aquela situação permaneça por mais tempo, e contamos com a breve decisão de Vossa Excelência, para que este quadro terrível possa ser revertido com a máxima urgência.

Respeitosamente,

Frente Parlamentar de Defesa Animal