Abaixo-assinado Alteração da Data de Estréia de 'Homem de Aço' (Man of Steel) no Brasil

Para: Warner Bros Pictures - Brasil

Prezados Responsáveis pela Warner Bros Pictures Brasil,

Gostaríamos de, por meio desta, expressar a nossa insatisfação perante a data agendada de estréia do filme Man of Steel – Homem de Aço no Brasil.

Segundo o próprio site oficial do longa, todos os países receberão o longa metragem em meados do mês de Junho (variado extensivamente de 12 a 28 de Junho de 2013), porém o Brasil apenas receberá o filme em suas salas de cinema em 12 de Julho do mesmo ano – com quase um mês de atraso. Com exceção do Japão – que pelo site oficial receberá o filme em Agosto de 2013 – somos um dos países mais atrasados neste lançamento.

Como é de conhecimento de muitos, sabemos que um dos grandes motivos para este atraso é a realização da Copa das Confederações em nosso país (que começará de 15 à 30 de Junho), porém gostaríamos de salientar alguns pontos que talvez possam ser interessantes e que venham a ter algum peso numa possível alteração nesta data de estréia:

1. A agenda de jogos para a Copa das Confederações é centrada nos dias 15 à 23 de Junho, sendo as partidas dos Grupos A e B e a fase final que seguirá do dia 26 e 27 e no dia 30. Mesmo que as datas se ‘encaixem’ em vários momentos, os jogos tem horários específicos, o que de forma alguma incapacita uma estréia de filme em larga escala;
2. Mesmo que a Copa das Confederações possa atrapalhar a estréia do longa, nada poderá superar os problemas que um atraso de um mês poderá acarretar. Com o advento da internet e dos downloads, em menos de 15 dias o filme estará disponível ilegalmente em nosso país, algo que é totalmente fora do controle de qualquer empresa. O que resultará em uma grande perda de público e quem estará nos cinemas para assistir ao longa em 12 de Julho serão apenas os fãs que querem ‘rever’ as cenas mais espetaculares em tela grande;
3. Cópias dubladas já espantam uma parcela da população e sendo assim, ver o longa em seu áudio original (mesmo que não esteja em sua melhor qualidade) será mais um atrativo aos fãs que já não estão muito ‘empolgados’ em esperar por mais de um mês para assistir aquele que esta sendo vendido como um dos maiores blockbusters do ano;
4. As ditas ‘estréias worldwide’ movimentam milhões ano após ano, todos os grandes blockbusters vendem este tipo de estréia já visando não apenas uma bilheteria garantida mas também evitam que uma maior quantidade de curiosos se decidam por ver o filme em sua casa com uma cópia pirata ao invés de ir ao cinema e assisti-lo em toda sua glória. Impedir Man of Steel – Homem de Aço de ter o privilégio de figurar entre uma das maiores bilheterias de estréia da história – e mostrando a força dos fãs brasileiros – seria como um tiro no pé.

Visando estes pontos acima, pedimos encarecidamente que seja feita uma revisão na data de estréia do longa metragem em terras brasileiras, e caso ainda exista uma resistência, consultem os fãs que esperam tão arduamente por este filme, temos certeza de que todos nós poderemos lhe dar uma visão clara da expectativa gerada em torno de Man of Steel – Homem de Aço. Expectativa esta que pode ser comparada aos arrasa-quarteirões da trilogia Bartman de Christopher Nolan (que, inclusive, faz parte da equipe técnica de Man of Steel).

Agradecemos antecipadamente todo o suporte recebido.

2.051 Pessoas