Abaixo-assinado CONTRA A EXTINÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTA e o EJA DA ESCOLA GEMA BELIA

Para: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

CONTRA A EXTINÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA GEMA BELIA!
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decidiu de forma arbitrária extinguir o Ensino Fundamental do Instituto Estadual Profª Gema Angelina Belia, uma escola que serve a nossa comunidade a 42 anos, atendendo mais de 1.300 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, EJA, e Médio.
- Esta Escola se localiza na periferia de Porto Alegre no Bairro Jd Carvalho, e atende a comunidades carentes.
- A área foi adquirida na sua totalidade pelo Governo do Estado atravéz da Secretaria de Educação em dezembro do ano passado, o governo alugava cerca de 1/3 desta área que possui mais de 30.000m², O CUSTO DESTA AQUISIÇÃO FOI EM TORNO DE R$10.800.000,00, UMA ANTIGA REIVINDICAÇÃO DE NOSSA COMUNIDADE.
- Entre as justificativas do Governo destacamos: A INCOMPATIBILIDADE DA ESCOLA TÉCNICA DE NIVEL MÉDIO (ESCOLA PADRÃO DO MEC)COM O ENSINO FUNDAMENTAL; A ÁREA NÃO COMPORTARIA AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO; AS ESCOLAS DO ENTORNO ESTÃO COM SALAS OCIOSAS...
- Contestamos estas e outras justificativas, por EX. NÃO EXISTE INCOMPATIBILIDADE ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; A ÁREA POSSUI MAIS DE 30.000m², MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO; AS ESCOLAS DO ENTORNO NÃO COMPORTARÃO AS MAIS DE 600 CRIANÇAS; A DIFICULDADE DESTAS CRIANÇAS ACESSAREM ESCOLAS LONGE DE SUAS CASAS; ALGUMAS COMUNIDADES NÃO POSSUEM TRANSPORTE PUBLICO…..
- TENDO SIDO ADQUIRIDA COM RECURSOS DESTINADOS A EDUCAÇÃO, O QUE O GOVERNO PRETENDE FAZER COM O RESTANTE DESTA ÁREA, EM TORNO DE 18.000m², VISTO QUE PARA A ESCOLA TÉCNICA SÃO NECESSÁRIOS APENAS 12.000m²?
- Ressaltamos aqui que somos FAVORÁVEIS A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA POLI TÉCNICA A NIVEL DO ENSINO MÉDIO.