a favor da criação de espaços de debate com a pró-reitoria de pós-graduação que possibilitem a ampla participação da comunidade acadêmica na proposta final de regimento da pós-graduação

Para: Pró-Reitoria de Pós graduação. USP (Universidade de São Paulo)

Durante o último ano de 2011 uma série de transformações vem sendo impostas na USP, entre as quais podemos citar o convênio USP-PM, a substituição do circular pelo BUSP, a transformação das coordenadorias em superintendências e agora essa proposta de alteração do regimento da Pós-graduação. A Retoria, por meio de seus representantes, afirma que existe uma ampla liberdade de discussão e que estas transformações estariam respaldadas por um processo democrático de decisões.
No entanto a alteração do regimento, que o pró-reitor diz estar em processo de discussão desde o início de 2011, teve sua primeira versão tornada pública somente no dia 22 de dezembro do mesmo ano, com vistas à aprovação em fevereiro de 2012. A forma como a elaboração dessa proposta foi encaminhada, bem como o curto espaço de tempo entre a divulgação da primeira versão e sua perspectiva de aprovação, não contempla um processo de discussão amplo que inclua a todos os interessados.
Nós, abaixo-assinados, declaramos que a elaboração de uma proposta de alteração regimental da pós-graduação da USP não pode ser realizada sem a criação de espaços de debate que possibilitem a ampla participação da comunidade acadêmica. Para garantir que esses espaços sejam criados, solicitamos um tempo de discussão de no mínimo seis meses, com a construção de um calendário e espaços de discussão e deliberação definidos conjuntamente com a ampla maioria da comunidade.