Abaixo-assinado Reativação do Cine Carcará

Para: Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa; Divisão de Assuntos Culturais da Universidade Federal de Viçosa

2 de julho de 2011 marca o começo de mais uma interrupção das atividades do Cineclube Carcará, que há mais de quatro décadas, entre alguns hiatos, exibe filmes e vídeos nacionais e internacionais na Universidade Federal de Viçosa gratuitamente, fomentando a cultura audiovisual na UFV e no município.

A interrupção se deu por causa de um incêndio criminoso no porão do Centro de Vivência, local onde funciona o Cine Carcará, que pertence à Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV. Além do cinema, diversos outros grupos culturais e associações estudantis, como os Centros e Diretórios Acadêmicos, tiveram que procurar outro lugar para continuar suas atividades. O Cineclube, no entanto, perdeu parte fundamental de seu organismo: o cinema para exibições das mostras, que encontra-se, até hoje, interditado. Resultado: o Carcará diminuiu consideravelmente suas atividades, e as comunidades universitária e viçosense, antes participantes ativas do intercâmbio cultural proporcionado pelo espaço, perderam uma alternativa de programação cultural gratuita e de qualidade – eram várias as mostras realizadas em cada mês, chegando ao número quase surreal de um filme por dia, exibidos por voluntários que muitas vezes abdicam de suas diversas obrigações acadêmicas para se dedicar ao Cineclube (e isso não é uma novidade, já que desde sua fundação os membros sempre se dedicaram de forma incansável ao Carcará, independentemente das adversidades de cada época).

Além das mostras organizadas pelo próprio Cineclube, o espaço era aberto ao público: qualquer pessoa que quisesse utilizá-lo para fins educacionais, acadêmicos ou artísticos contava com o apoio do Cineclube, o que reforça seu caráter não só de mero espaço para apreciação da Sétima Arte, mas também como um serviço útil a todos. Milhares de pessoas, considerando-se apenas os últimos anos de registro, sentaram-se nas poltronas do Cine Carcará para assistir filmes, participar de palestras, debater em fóruns, etc.

A interdição não tem prazo para acabar. A reabertura do Cine Carcará é uma incógnita para todos os membros, atuais ou não, e para todo o público que costumava ir ao cinema – o número é enorme, e perpassa por ex-estudantes e estudantes da UFV e viçosenses em seus 42 anos de história. Assim, partindo da constatação da importância da reativação do Cine Carcará e a consequente retomada das atividades desenvolvidas pelo Cineclube têm para a história cultural de Viçosa e da UFV, pedimos à Pró-reitoria de Extensão e Cultura e à Divisão de Assuntos Culturais da UFV fornecimento da estrutura necessária para o pleno funcionamento do Cineclube Carcará, a fim de darmos continuidade ao projeto cultural que é desenvolvido há 42 anos em Viçosa.

Rodrigo Castro
Membros do Cineclube Carcará