Abaixo-assinado Centro Cultural Chesf em Fortaleza

Para: Presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Ao Excelentíssimo Presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, cearenses, artistas, intelectuais e cidadãos, solicitam de Vossa Excelência a criação do Centro Cultural Chesf em Fortaleza no Ceará, a fim de contribuir para o apoio e o fortalecimento da produção cultural nesse estado.

A Chesf há 63 anos é comprometida com o Nordeste do Brasil e deve ingressar cada vez nas políticas públicas culturais transformadoras da realidade do povo nordestino. E para isso a Chesf deve construir o Centro Cultural da Chesf.

O Centro Cultural Chesf deverá ser um espaço arquitetônico contemporâneo destinado a apresentações das manifestações culturais das mais diversas modalidades com evidência da cultura plural da região Nordeste. Será o palco da representação artística dos comportamentos, crenças, conhecimentos e costumes que distinguem esse grupo social discutindo com a sociedade as nossas tradições e valores intelectuais, morais e espirituais. Terá ainda a função de compor os equipamentos culturais de Fortaleza para atender a demanda de visitantes prevista para a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

O Ceará está pronto para receber o Centro Cultural Chesf.

É necessário fortalecer o pólo cearense de cultura nordestina. Estamos no momento certo da cultura cearense, onde há indivíduos, grupos de artistas das mais variadas linguagens artísticas em processo de articulação e de construção de forças coletivas em prol de cada linguagem e de junção dessas linguagens. A Chesf tem a responsabilidade de ampliar a intervenção social no estado do Ceará. Estado com imensa demanda em valorização de processos artísticos e da formação de público para “consumir” a arte gerada por todos os cantos deste estado. Um lugar onde, infelizmente, há um grande abismo entre a qualidade de suas artes e tradições populares em contraponto as oportunidades de difusão destas artes e tradições, o que acontece com mais ênfase em estados como Pernambuco e Bahia.

Por todos esses argumentos, acreditamos ser o Ceará o lugar mais estratégico para construção desse equipamento: O Centro Cultural Chesf

Aqui listamos valores da cultura cearense vivos e “in memoriam” que por si só é argumento suficiente para justificar esse investimento no Estado do Ceará.

Adolfo Caminha - Literatura

Wonley Oliveira – Cinema
Zé Vicente – Literatura / Música
Zé Tarcisio – Artes Plástica

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinado por todos os cidadãos, em duas vias a serem protocoladas em seu Gabinete.