Abaixo-assinado PELA CRIAÇÃO DO COMITÊ DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA PARAÍBA

Para: Governador do Estado da Paraíba

PELA CRIAÇÃO DO COMITÊ DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA PARAÍBA
Nós, integrantes de diversas religiões, intelectuais, cidadãos e cidadãs da Paraíba e do Brasil, considerando:
1) Que o Governo Federal criou o Comitê (Nacional) da Diversidade Religiosa vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (http://www.sedh.gov.br/) para a formulação de ações e políticas voltadas à Diversidade no Brasil;
2) Que o Grupo Videlicet Religiões, da UFPB, criou, em 2011, o Fórum da Diversidade Religiosa da Paraíba, ação que indicou a necessidade de políticas públicas oficiais específicas que conduzam a uma Cultura de Paz entre as Religiões também na Paraíba;
3) Que este Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi criado para indicar caminhos para a promoção da Diversidade Religiosa e que se trata de um dia bem vindo para a democracia e para o Estado republicano, laico e de direito;
4) Que, a nível internacional, a Organização das Nações Unidas - ONU estabeleceu a primeira semana de fevereiro como a Semana Mundial pela Harmonia entre as Religiões anualmente e
5) Que, enfim, o cotidiano do Brasil e da Paraíba está eivado, ao mesmo tempo, por atos de intolerância religiosa cometidos por alguns e pela busca do respeito entre as religiões por parte de outros, que são a grande maioria dos cidadãos e das lideranças religiosas do Estado, no sentido do respeito aos Direitos Humanos e à Dignidade da Pessoa Humana....

propomos a criação, pelo Governo do Estado da Paraíba, do Comitê Estadual da Diversidade Religiosa. Esta proposta pioneira, que também nasceu dentro do Grupo Videlicet Religiões, da Universidade Federal da Paraíba, está aberta a novas adesões. Junte-se a nós!!