Petição Pública Brasil Logotipo
Abaixo-Assinado submetido

O seu Abaixo-Assinado encontra-se neste momento ativo e pronta para recolher signatários.

O endereço do seu Abaixo-Assinado é:

http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR86927
(Este é o endereço do seu Abaixo-Assinado e o que deverá divulgar pelos seus contatos)


Ir para o Abaixo-Assinado


Pré-visualização do seu Abaixo-Assinado:

Nota de Repúdio ao pedido de exoneração do Diretor de Saúde do Trabalhador do INSS, Dr. Sérgio Carneiro

Para: Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social; Instituto Nacional do Seguro Social; Ministério do Trabalho e Previdência Social

Manifestação dos profissionais da área de Saúde do Trabalhador, do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, em repúdio ao abaixo-assinado elaborado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social - ANMP

Os profissionais de Saúde do Trabalhador, abaixo assinados, repudiam veementemente a iniciativa da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, que orienta os Peritos Médicos a assinarem uma petição pública eletrônica, com vistas à exoneração do Diretor de Saúde do Trabalhador, Dr. Sérgio Carneiro.

Inicialmente, cabe esclarecer que as atribuições da Diretoria de Saúde do Trabalhador - DIRSAT contemplam três grandes áreas técnicas: Perícia Médica, Serviço Social e Reabilitação Profissional. Portanto, a gestão dessa Diretoria é mais ampla, não se restringindo às ações exclusivas da Perícia Médica. Para a gestão das áreas técnicas, a DIRSAT conta com a Coordenação-Geral de Perícia Médica e a Coordenação-Geral de Serviços Previdenciários e Assistenciais (Serviço Social e Reabilitação Profissional).

Essa suposta insatisfação com a atual gestão da DIRSAT, alegada pela ANMP, não representa a percepção de todos(as) os(as) profissionais da Perícia Médica Previdenciária, nem das demais categorias profissionais da Saúde do Trabalhador do INSS. Nesse sentido, é totalmente inadequada a apropriação, por parte da ANMP, de representatividade das demais categorias, conforme está implícita no texto daquela Associação, ao referir-se à Reabilitação Profissional e aos demais servidores que integram a DIRSAT.

Sob a gestão do Dr. Sérgio Carneiro, os três pilares da saúde do trabalhador no INSS - Perícia Médica, Reabilitação Profissional e Serviço Social, estão dando passos significativos para atuação e articulação com outras políticas públicas, tais como: Saúde, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego. Dessa forma, a Saúde do Trabalhador do INSS tem se expandido para além dos muros da Previdência, indo ao encontro de uma Seguridade Social Ampliada.

A construção de espaços coletivos de trabalho na saúde vem de lutas históricas. Nessa perspectiva, a busca por reconhecimento de competências e a valorização dos atores envolvidos permeiam a necessidade de debates e discussões constantes. Todos os diferentes profissionais buscam o reconhecimento do seu saber, devendo ser respeitados enquanto integrantes de uma ação interventiva articulada. Reafirmamos que o atual Diretor da DIRSAT, no exercício de suas funções, tem desempenhado o árduo papel de articulador, valorizando a importância dos diferentes saberes na construção da Saúde do Trabalhador.

Conclamamos a todos(as) os profissionais da Saúde do Trabalhador do INSS e demais trabalhadores em geral a se unirem nesta causa em prol da saúde do trabalhador(a) brasileiro(a).

Atenção:
Este Abaixo-Assinado não está ativo.


Contatar Autor: Ainda não pode Contatar o Autor porque este não fez login.