Contrario à mudança no transporte público em São Paulo

Para: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Transporte, Prefeito João Dória, Ministério Público de São Paulo

Nós, moradores da cidade de São Paulo, abaixo assinamos contra a alteração pelos próximos 20 (vinte) anos no sistema de transporte proposto pela Consulta Pública 001/17, publicada em 22/12/2017 no Portal da Prefeitura de São Paulo. O edital, com 6.000 páginas anexadas, prevê a troca de coletivos comuns por carros articulados e biarticulados, significando a retirada de circulação de cerca de mil ônibus. Na reordenação do sistema, linhas que ligam os bairros as regiões centrais seriam encurtadas ou excluídas, deste modo, o usuário que chegava ao seu destino com uma única condução, vai precisar ir até um dos 27 terminais urbanos da capital e pegar mais um ônibus até outro terminal ou até seu destino, na área central (aumento de dois ou três ônibus por viagem). A medida vai aumentar significativamente o tempo de locomoção, intervalo entre os carros e o desconforto do trajeto.

Nas regiões mais distantes como Grajaú, Varginha e Parelheiros os terminais que atendem as áreas já estão sobrecarregados, não sendo possível acrescentar mais linhas de acordo com a infraestrutura atual e, desta mesma forma, o problema ocorre em outras regiões da capital. A região metropolitana da cidade de São Paulo é carente de transporte de massa, enquanto não tivermos metrô em boa proporção para todas as regiões, retirar linhas e ônibus significa sacrificar o usuário do transporte que habita nas áreas mais distantes. Por isso somos contrários a retirada e alteração de linhas de ônibus na cidade de São Paulo.

12.914 Pessoas