Apuração pelo DETRO/RJ da péssima prestação de serviços de transporte da Viação União Ltda, concessionária pública de várias linhas de ônibus que ligam municípios da Baixada Fluminense à Central/RJ

Para: DETRO - Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro; Comissão de Transportes da ALERJ

Nós, abaixo assinados, vimos solicitar por parte da autoridades deste estado, em especial o DETRO - Departamento de Transportes Rodovários do Rio de Janeiro, a apuração da péssima prestação de serviços de transporte público pela empresa Viação União Ltda, concessionária de várias linhas de ônibus que deveriam atender os usuários da Baixada Fluminense, a saber: Jardim do Ipê x Central, São Vicente x Central, Saracuruna x Central, Ana Clara x Central, Piabetá x Central, Raiz da Serra x Central, Ypiranga x Central, São Francisco x Central, Ilha x Central, São Vicente x Passeio, Jardim do Ipê x Passeio (linha oficiosa) x Passeio e Piabetá x Passeio.
JUSTIFICATIVA PARA O ABAIXO-ASSINADO: os milhares de usuários das linhas acima mencionadas, cuja concessionária é a empresa Viação União Ltda, sofrem diariamente com a falta de competência dessa empresa ao não garantir o direito social conforme diz a Constituição Federal que é o transporte público. O transporte públicoe precisa contribuir para melhorar as condições de vida das populações que vivem afastadas dos grandes centros e obrigar as concessionárias [de transporte público] e as prefeituras para que tenham um olhar mais atento a essa necessidade vital para quem mora, principalmente, nas periferias das grandes cidades e sobrevive com baixos salários. Essas passagens são muito caras custando na maioria da linhas o valor de R$ 8,95 e algumas outras com o valor de R$ 11,80. A maioria dos usuários ganham salários baixos e não é justo viajar em ônibus com pneus carecas, sem manutenção mecânica, com bancos quebrados ou soltos, aparelhos de ar condicionados sem funcionamento e sem manutenção, tetos furados e com infiltração de água da chuva, pagamos extremamente caro onde os ônibus não oferecem nenhum conforto aos usuários.
Dessa forma, solicitamos as providências para o que o caso requer.