Que vereadores passem a utilizar o transporte público de Campinas no desempenho de suas atividades

Para: Presidente da Câmara de Vereadores, prefeito municipal, sociedade civil

Nós infra-assinados neste documento reivindicamos que os vereadores da cidade de Campinas passem a utilizar o transporte público no desempenho de suas atividades.

Em países desenvolvidos, reconhecidos por uma boa gestão pública, como a Suíça, deputados federais utilizam o transporte público sem que se comprometam suas atuações enquanto políticos. No Brasil persiste a ideia de que utilizar o transporte público é um demérito. Nada melhor do que as lideranças, seja do legislativo campineiro ou até do país caso essa petição se replique em outras localidades, deem o exemplo e ajudem a reverter essa lógica.

Todos os dias, milhares de trabalhadores utilizam desse sistema para se locomoverem, cumprindo normalmente com seus compromissos. Por que então os vereadores não poderiam? Não se trata de uma proposta moralista, que criminaliza a política, mas um debate franco sobre o modelo de sociedade que queremos. Com os recursos economizados com a manutenção dos veículos, quem sabe, até se ampliariam a capacidade de locomoção dos vereadores.

Na circunstância de ausência total do alcance do sistema público de transporte ou por razão outra constatada inviabilidade do uso do mesmo, que o parlamentar pudesse optar pelo uso de vales-combustível para abastecimento de seu próprio veículo. A medida teria um efeito considerável para o melhor gasto dos recursos públicos, além de atuar na conscientização de todos sobre a importância do uso do transporte coletivo.

Vale ressaltar também que esta petição surge como resposta à proposta recentemente apresentada na Câmara de Campinas de remoção da identificação dos carros oficiais colocados à disposição dos vereadores em nome de suposta "maior segurança". A medida só diminuirá o controle da sociedade sobre a ação parlamentar.

Assine e ajude essa proposta ganhar cada vez mais destaque, assim podendo se traduzir em mudanças reais para a política em Campinas/SP.