Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Em apoio ao Akilombamento da reitoria da UFRGS

Para: Anacarolinart@ufcspa.edu.br

Nós, estudantes, técnicos-administrativos e docentes da comunidade da UFCSPA, abaixo-assinados, vimos expressar nosso apoio ao coletivo Balanta e ao Akilombamento da reitoria da UFRGS em luta pelo acesso às cotas raciais por quem a elas tem direito, por uma universidade plural, democrática, representativa do povo brasileiro.

Em Portaria, aprovada sem a participação da Comissão Permanente de Verificação da Veracidade da Autodeclaração Racial, se definiu que estudantes pudessem acessar as cotas apenas por comprovação de ascendência, o que vai de encontro a determinação do STF que estabelece que o acesso às cotas deve ter como critério único o fenótipo. Pois, a discriminação no Brasil se dá, justamente a partir dos traços físicos e não, da genética. Outrossim, a Comissão Permanente de Verificação da Veracidade da Autodeclaração Racial foi excluída dos processos recursais, que passaram a ter a possibilidade de serem avaliados e concluídos unilateralmente pela Reitoria, desrespeitando o processo de meses de construção coletiva do método de verificação da UFRGS, bem como todas as discussões realizadas por diversas entidades em nível nacional, com a participação ativa de autoridades dos movimentos negros e de autoridades acadêmicas na área.

Diante destes retrocessos, reivindicamos que a Reitoria escute as demandas do coletivo e faça valer o método de verificação gestado coletiva e democraticamente ao longo do ano de 2017.

Nenhum cotista a menos!
  1. Actualização #2 Vitória do coletivo Balanta!

    Criado em quinta-feira, 22 de março de 2018

    Em audiência com a reitoria da UFRGS na última sexta-feira dia 16 de março, o coletivo Balanta conquistou uma grande vitória! A reitoria se comprometeu a atender a todas as demandas do coletivo e reinstituir a Portaria 212/2017 do Consun. https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2018/03/ufrgs-e-movimento-negro-firmam-acordo-para-desocupacao-da-reitoria-ate-as-18h/

  2. Actualização #1 Envio do abaixo-assinado à juíza Ana Inés Latorre

    Criado em sexta-feira, 16 de março de 2018

    O abaixo-assinado foi enviado à juíza que está mediando a sessão de conciliação entre o coletivo Balanta e a reitoria. A reitoria recebeu a mensagem em cópia, somando a outras cartas de apoio à causa. Agradecemos o empenho e o apoio de todxs, que o resultado da mediação de hoje seja o restabelecimento da decisão do Consun 212/2017. Nenhum cotista a menos!




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
239 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar