Inclusão da bicicleta na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Marília

Para: Prefeito Municipal de Marília

Caro Sr. Prefeito Municipal de Marília, no dia 13 de Abril de 2012 entrou em vigor a Lei nº 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana. Entre as principais conquistas da nova legislação, a primeira é:a priorização dos modos não motorizados e do transporte público coletivo, essa mesma lei determina que municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar, até Abril de 2019, seus Planos de Mobilidade Urbana. As cidades que não os apresentarem no prazo determinado ficarão impedidas de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana.
No dia 09 de fevereiro último, lançamos aqui em Marília a campanha Bicicleta nos Planos, elaborada pela UCB - União de Ciclistas do Brasil e rede Bike Anjo e realizada localmente pela Origem - Associação Ambientalista de Marília. Os cidadãos abaixo assinados ratificam a exigência expressa na lei supracitada, no sentido de que seja incluída a bicicleta na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, uma vez que a exemplo das melhores cidades do mundo, a preferência pelo uso seguro de bicicletas nos deslocamentos individuais é essencial para a melhor qualidade de vida da população, o meio ambiente mais puro e um transito eficiente, para isso o PMU precisa priorizar as ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, espaço para bicicletas no transporte público e outras medidas como a própria educação dos ciclistas e dos pedestres. Tais medidas incentivam mais pessoas a deixarem seus veículos motorizados em casa e por consequência haverá mais vagas de estacionamento e fluidez no transito.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Nesta data, protocolaremos na Prefeitura o abaixo assinado físico com 712 assinaturas e a petição virtual com 104 assinantes. Pelo que sabemos, existe o Plano de Ciclomobilidade, porém não sai do papel, então o protocolo do abaixo assinado tem por objetivo pressionar o inicio de implantação das ciclorotas previstas.