"Estado sem Auditor, quem ganha é o sonegador" - Petição pública por concurso para Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Ceará (AFRE-CE)

Para: Exmo. Sr. Governador do Estado do Ceará. Exmo. Secretário da Fazenda Estadual do Ceara, Exmo. Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará - Auditece lançou, em junho deste ano, campanha pela realização de concurso público para Auditor Fiscal da Secretária da Fazenda. E a justificativa é lógica, justa, oportuna.

Com o slogan “Estado sem Auditor, quem ganha é o sonegador”, a campanha vai contar com uma série de ações, entre elas, uma petição online, disponível para todas as pessoas por meio da internet. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de realização do concurso, que visa à defesa da sociedade cearense, de vez que o Auditor Fiscal da Receita Estadual trabalha para carrear recursos para o estado, colaborando para que ele cumpra sua missão de promover as políticas públicas necessárias.

O diretor-executivo da Auditece, Juracy Soares, lembra que há mais de uma década não é realizado concurso público para Auditor Fiscal no Estado. “Estamos há 11 anos sem que novos servidores ingressem na Sefaz, essa situação fragiliza o estado. O Ceará precisa fazer concurso, e vamos ao governador Camilo Santana solicitar que ele lance edital ainda este ano”, esclarece.

Urgência
De acordo com Juracy, por conta das especificidades do cargo, o Estado leva em torno de cinco a oito anos para ter um funcionário plenamente apto às atribuições do cargo. “Os processos e a legislação são complexos, e a forma de trabalhar requer uma expertise própria, que requer anos de treinamento, qualificação e conhecimento da legislação. E a sociedade cearense não pode viver uma situação fragilidade da administração tributária, que não pode prescindir de um corpo de Auditores Fiscais para atuação nas diversas demandas que a fiscalização requer, ainda mais hoje, com o advento da tecnologia”, enfatiza.

Soares lembra ainda que nos últimos 11 anos, mais de 300 Auditores Fiscais já se aposentaram e/ou estão aptos a se aposentarem.

O Estado precisa desses profissionais para garantir o carreamento de recursos para suas políticas públicas. Assine a esta petição!