A FAVOR DO HORARIO DE VERÃO, SUA CONTINUIDADE e/ou FIXAÇÃO

Para: Deputados, Governadores e Presidente

As motivações são diversas para querer que o horário de verão se perpetue ou seja fixo durante todo ano: Fixando uma hora a menos como fuso horário dos estados adotantes de horário de verão.

Ele afeta apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, comprovadamente as que têm o maior consumo de energia.
Os benefícios do horário de verão vão além dos perceptíveis, como economizar energia elétrica. Com a maior incidência de luz natural no início dos horários de ponta (aqueles em que há mais consumo), a estratégia gera benefícios para o cidadão. Isso porque, com o fim de tarde ainda claro, as pessoas se sentem mais animadas e ativas, aumentando a prática de esportes e outras atividades benéficas ao convívio social e à qualidade de vida.
O adiantamento dos ponteiros também beneficia diversos setores da economia. Aliado ao aumento das temperaturas, característica dessa época, o horário de verão aumenta a circulação em bares, restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos. A maior luminosidade reflete no aumento da venda de diversos segmentos.
Observem que os Países de alto consumo energético utilizam desse método:
Países que adotam:
África: Marrocos e Namíbia.
América Central: Cuba, Haiti e Bahamas.
América do Sul: Paraguai, Chile, e parte do Brasil.
América do Norte: Grande parte do Canadá, dos Estados Unidos, e do México.
Nos Estados Unidos e no Canadá, a medida se consolida no chamado “Daylight Saving Time”, que começa no segundo domingo de março, e dura até o primeiro domingo de novembro. Mas assim como nas demais regras e regulamentos, os estados estadunidenses e as províncias e territórios canadenses têm certa autonomia para definirem as regras do horário de verão.
No México, a medida também é adotada anualmente, no período de Abril a Outubro, exceto nos estados de Sonora e Quintana Roo.
Europa: Reino Unido, União Européia e Leste Europeu.
Na União Europeia, o horário de verão inicia-se à 01:00 (01 AM) da Hora Universal (“Greenwich Mean Time”), no último domingo de março, e finalizando-se no último de outubro.
Oriente Médio: Irã, Síria, Jordânia, Líbano, Israel e Palestina.
Oceania: Nova Zelândia, parte da Austrália, Fíji, Samoa e Tonga.

Economia de energia
O Horário de Verão reduz a demanda por energia no período mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21h quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico, denominado "horário de ponta". Além disso, a implantação do Horário de Verão, ao permitir que entre 19 e 20 horas ainda se disponha de claridade no céu, evita o custo de operação de usinas de energia elétrica para iluminar, ao entardecer, todas as regiões onde o sistema é implantado e que abrangem os maiores centros consumidores.
No Brasil, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em nota divulgada à imprensa, os resultados, verificados durante o Horário de Verão 2011/2012, apontam para uma redução da demanda no horário de ponta da ordem de 2.555 MW — sendo 1840 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 610 MW o subsistema Sul e 105 MW no subsistema Nordeste, referente à participação do Estado da Bahia. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas.[15]
A economia com o horário de verão chegou nesta edição a R$ 160 milhões. Segundo o Diretor Geral do ONS, Hermes Chipp, o Horário de Verão aumenta a segurança e diminui os custos de operação do sistema. E isso tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.[16]