PETIÇÃO PÚBLICA REQUERENDO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, A OPERACIONALIZAÇÃO DO “CASTRAMÓVEL” PARA ATENDIMENTO AO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ (MS)

Para: Poder Executivo Municipal, Exmo. Prefeito Sr. Hélio Peluffo Filho

O intuito deste abaixo-assinado é o de solicitar ao Poder Executivo Municipal, por meio do Exmo. Prefeito Sr. Hélio Peluffo Filho, que promova a operacionalização do serviço público denominado "CASTRAMÓVEL", para a castração gratuita e permanente de cães e gatos no município de Ponta Porã (MS).

Devido ao número crescente de animais que circulam pelas ruas do município, abandonados ou errantes, muitos sofrendo com maus-tratos, doenças e atropelamentos; Aumenta a preocupação da comunidade, com o bem-estar desses animais, bem como o risco iminente de transmissão de doenças para os animais domiciliados, e transmissão de determinadas doenças à população humana (zoonoses).

Assim, os cidadãos pontaporanenses, preocupados com essa situação que se agrava dia após dia, vem através do presente abaixo-assinado, solicitar providências no sentido da DEFINITIVA ATIVAÇÃO da UNIDADE DE SAÚDE VETERINÁRIA - CASTRAMÓVEL e concomitantemente, que se crie uma POLÍTICA DE AÇÕES EFETIVAS E PERMANENTES, PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS, em consonância com o que predispõe a lei federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais - UNESCO 27/01/1978 e o Art. 5.º, XXXIV, "a", da Constituição Federal de 1988, nos seguintes termos: "o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder".

Desta forma, o objetivo é o de proporcionar em curto, médio e longo prazo, o equilíbrio desta população animal, diminuindo o índice de sofrimento, abandono e maus-tratos, prevenindo agravos à saúde pública, como inclusive, já vem sendo realizado com sucesso em várias cidades do estado do Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil, através da oferta de unidades de saúde veterinária - CASTRAMÓVEL

Confiantes numa resposta célere, e de que este acionamento trará incontáveis benefícios para os munícipes e também, a todos os turistas que regularmente visitam a cidade de Ponta Porã (MS), assinamos o presente documento.

1. Actualização #2 CASTRAMÓVEL: PRONTO PARA SER UTILIZADO PELA POPULA

Criado em quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Após 02 (dois) longos de abandono no pátio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ponta Porã; Finalmente o nosso CASTRAMÓVEL, Serviço Público que há muito vinha sendo pleiteado pelos pontaporanenses será ativado e colocado à disposição. Esta disponibilidade, é fruto da mobilização de homens e mulheres, que exerceram sua cidadania, sua brasilidade, seu comprometimento. É a expressão de que, quando a população assume uma postura de enfrentamento e de não comodismo; Os resultados aparecem, as coisas acontecem e os serviços públicos (pagos com dinheiro do contribuinte) são melhorados. Neste momento, sinto-me feliz, emocionado e profundamente agradecido àqueles(as) que atenderam o chamamento pela ativação do NOSSO CASTRAMÓVEL. Se pudesse, abraçaria a cada um dos 360 (trezentos e sessenta) pontaporanenses que assinaram o Abaixo-assinado, pressionando a administração pública municipal. Corajosamente, lá colocaram seus nomes, e-mails e comentários. Tenho muito orgulho de cada um de vocês. Agradeço também aqueles(as) que mesmo não assinando a petição, mobilizaram, apoiaram e se envolveram de algum modo. Muito grato igualmente. O resultado ai está: Veículo documentado, equipado e com todos os medicamentos disponíveis. Prova de que quando há UNIÃO; Quando há VONTADE; Quando há AMOR. DEUS abre os caminhos, protege e abençoa. PARABÉNS PONTAPORANENSES !!! CASTRAMÓVEL É NOSSO !!!

2. Actualização #1 CASTRAMÓVEL. A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É IMPORTANTE.

Criado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021

A cada nova assinatura ao abaixo-assinado, estamos um passo mais perto da realização de um Sonho Coletivo. disponibilizar a todos os pontaporanenses, o serviço de saúde veterinária - castramóvel. Amenizar a dor e o sofrimento de cães e gatos, é o nosso objetivo conjunto. Deus abençoe a todos(as) e nos proporcione a conquista dessa graça. O caminho é longo e o percorreremos juntos. Muito obrigado por sua valiosa participação. #Divulgue #CastraMovelJá Oscar Palácios Autor.