Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta ao Povo de Jaboticabal em defesa da Democracia

Para: Sociedade Civil

“Nós, assinantes desta carta, assim nos posicionamos em relação à eleição presidencial de 2022 e à reação antidemocrática de quem não soube aceitar seu resultado. Elogiamos a justiça e o processo eleitoral no Brasil. Terminada a votação, em poucas horas sabíamos quem eram os vencedores do segundo turno, especialmente nosso novo Presidente, Luiz Inácio LULA da Silva. Mostramos ao mundo o vigor e a lisura de nossa democracia, ao mesmo tempo que o discurso questionando a segurança das urnas eletrônicas se apequenou.

Contudo, um reduzido grupo autoritário iniciou movimento de contestação dos resultados, organizando bloqueios nas estradas, que causaram prejuízos à economia. Dizendo serem favoráveis à liberdade, contraditoriamente, foram às portas dos quartéis pedindo a intervenção militar. Na campanha, observamos que pessoas foram agredidas, algumas foram mortas e muitas ficaram com receio de se posicionar, diante de ameaças de retaliações, inclusive em relação aos seus empregos. Alguns patrões, cometendo crime eleitoral, julgaram-se no direito de assediar os trabalhadores querendo impor sua opção política.

Na democracia, os ganhadores devem exercer o Governo em favor de toda a população, mesmo para os que não os apoiaram. Os perdedores devem aceitar os resultados e não descambar para o xingamento, o boicote, o racismo, a truculência e a perseguição. É inadmissível que se organizem listas de pessoas/empresas de quem não se deve comprar produtos ou serviços por pensarem de forma diferente.

Não entendemos como correto que um grupo da população se julgue dono das cores e da bandeira nacional, ela é de todos os brasileiros e brasileiras. Ao mesmo tempo, repudiamos que alguns membros da elite social, na defesa exclusiva de seus interesses, tentem manter os atos antidemocráticos através de financiamentos escusos e escondidos.

Foi possível perceber na nossa Jaboticabal, que um pequeno grupo vem se pautando pelo autoritarismo, esgrimindo palavras de ordem vazias, que não revelam suas verdadeiras intenções. Enquanto isto, a maioria da população da cidade, aqueles que votaram no Lula e um grupo expressivo que votou no Bolsonaro, tem revelado seu compromisso com a democracia e com o progresso econômico e social.

Lula obteve a maioria dos votos, ganhando a eleição em 3.133 dos 5.570 municípios no Brasil, ou seja, em mais da metade. Temos oportunidade de iniciar um novo momento de desenvolvimento do Brasil, com maior inclusão social e respeito ao meio ambiente. Por exemplo, nosso agronegócio deve continuar exportando alimentos e carnes para o mundo, mas nossa população deve conseguir comprar estes produtos internamente. Temos que parar a destruição das leis ambientais, voltando a diminuir as queimadas de vegetação natural, especialmente a Floresta Amazônica.

A Petrobrás pode voltar a agir como empresa estratégica para o desenvolvimento nacional e não como uma fonte de lucros absurdos para investidores privados, muito deles estrangeiros. Para isto, nossa população foi obrigada a conviver com preços muito altos no diesel, na gasolina (eetanol) e no gás de cozinha, ainda que durante o período eleitoral isto tenha-se suavizado na tentativa vã de ganhar a eleição.

Lula na campanha procurou juntar as forças democráticas e barrar o avanço do fascismo entre nós. Com sua vitória, este caminho continuará sendo seguido. Se fará um Governo amplo, com medidas em favor de nossa economia, de empresas aqui instaladas, de profissionais autônomos e da ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, vamos valorizar políticas sociais, na saúde, na educação, na assistência social e darmos espaços para nossas ricas manifestações culturais. Queremos que a geração de emprego não seja acompanhada por perda de direitos trabalhistas e previdenciários, mas sim pela valorização do salário-mínimo e por mais possibilidades de formação profissional.

Devemos lutar pelo aumento da solidariedade e compreensão entre nós, em substituição ao ódio expresso por pequena parcela da população. E devemos apostar na construção de um ambiente com mais debates e conhecimentos e não baseado na divulgação de mentiras e preconceitos.

Assinam este documento:

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Jaboticabal.
Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Jaboticabal.
Filiados da REDE.
Associação dos Docentes da UNESP (ADUNESP) de Jaboticabal”.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
142 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar