Centro de Parto Normal em Rio das Ostras já!!!

Para: Pessoas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva e recomenda que a maioria dos partos de baixo risco aconteçam pela via normal. A recomendação é que apenas 15% dos nascimentos no país sejam pela via cesariana visando prevenir complicações para a dupla mãe e bebê. A Cesariana é uma cirurgia que salva vidas quando bem recomendada e pode aumentar os riscos de intercorrências graves quando realizada sem justificativa. O Centros de Parto Normal são uma estratégia importante para assistência dos Partos de Gestações de Baixo Risco tendo resolução brasileira específica para essa criação dentro do SUS.

"Nesse contexto, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) representa um avanço significativo para a assistência à mulher gestante, puerpera e ao recém-nascido no Brasil. Esse programa visa ampliar e melhorar os recursos disponíveis para a construção de maternidades e Centros de Parto Normal (CPN). Os gestores de estados, municípios e do Distrito Federal têm a oportunidade de participar desse processo, o que é crucial para fortalecer o sistema de saúde no país.

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) tem como objetivo ampliar e melhorar a assistência à mulher gestante, puerpera e ao recém-nascido no Brasil. Os gestores de estados, municípios e do Distrito Federal têm a oportunidade de concorrer a recursos substanciais para a construção de maternidades e Centros de Parto Normal (CPN). Nessa primeira etapa de seleção, estão disponíveis R$ 3,84 bilhões para 30 maternidades e R$ 90 milhões para 30 CPN, abrangendo tanto a construção como a aquisição de equipamentos.

As maternidades devem oferecer atendimento ambulatorial e de urgência e emergência ginecológica e obstétrica 24 horas, preenchendo vazios assistenciais nas regiões e promovendo parto humanizado. Os CPN são voltados para partos de risco habitual fora do ambiente hospitalar, priorizando partos naturais e com menos intervenções médicas.

O programa tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e considera índices de mortalidade materna e regionalização dos serviços nas seleções de propostas. Isso representa um avanço significativo na assistência à saúde materna e neonatal no Brasil." (Extraído do Instagram da REHUNA)

Considerando que segundo o site do IBGE, o município de Rio das Ostras registrou um total de 1.441 nascimentos no ano de 2022 e deste quantitativo apenas 549 foram partos vaginais, estima-se que a Construção de um Centro de Parto Normal na cidade contribuiria muito para que os indicadores de parto normal melhorassem no município impactando diretamente na satisfação da população com a modalidade de assistência ao nascimento oferecida em instituições deste tipo e colaborando para que estes índices de nascimento fossem revertidos para se aproximarem cada vez mais do que é recomendado pela OMS.

Diante do exposto venho solicitar apoio de todos via este abaixo assinado para sensibilizar os gestores da saúde do município de Rio das Ostras em entrarem com o pedido junto ao Governo Federal para receber recursos via PAC Saúde para a Construção de um Centro de Parto Normal no nosso município.

Criado por Daniela Lima - Fisioterapeuta e Doula