Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

UBS BAIRRO PALMEIRAS - SOLICITAÇÃO DE MELHORIA NO ATENDIMENTO - REESTRUTURAÇÃO DE EQUIPE PROFISSIONAL

Para: Secretaria Municipal de Saúde de Suzano

Exmo.
SR. PEDRO ISHI
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SUZANO/SP

Senhor Secretário,


O abaixo-assinado à seguir identificado, vêm à V.Exa. expor e solicitar o que segue:

A UBS BAIRRO PALMEIRAS como já é de vosso conhecimento está aquém da sua finalidade, que é atender com qualidade os munícipes e moradores do Bairro de Palmeiras e regiões, parece- nos que a mesma encontra-se abandonada por vossa gestão e por aqueles que nela se encontram para bem administra-la. É fato que toda a cidade sente a falta de investimentos e atendimento de médicos e especializados na saúde do município, mas é imprescindível que para uma unidade funcionar se tenha ao menos instalações adequadas, médicos suficientes para atendimento básico da população e profissionais capacitados e motivados, como garantia de um direito constitucional.

Desnecessário mencionar que a população de Palmeiras e adjacências sofre, cada vez que tenta marcar uma consulta e obter medicações na farmácia existente na Unidade.

Acolhimento:
Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar créditos, agasalhar, receber, atender. Busca-se alterar as relações entre profissionais e usuários, humanizar a atenção, estabelecer vínculo e responsabilização das equipes com a população, aumentar a capacidade de escuta às demandas apresentadas, resgatar o conhecimento técnico da equipe de saúde ampliando sua intervenção
O acolhimento na saúde vai além do conceito do dicionário de “recepção, atenção, consideração, refúgio, abrigo, agasalho”. Passa pela subjetividade, pela relação profissional de saúde x paciente, pela escuta das necessidades do sujeito. É uma tentativa de construir uma nova prática em saúde, compreender, estabelecer o vínculo, atos de receber e ouvir, dar respostas adequadas a cada demanda em todo o percurso de busca, desde a recepção e o atendimento individual ou coletivo até o encaminhamento externo, retorno, remarcação e alta

observa-se que, na prática diária da Unidade de Saúde Palmeiras (Suzano/SP), a abordagem completa e integral do acolhimento não é realizada da forma adequada. Tal problema interfere de maneira direta e prejudicial no processo e na organização do serviço de saúde.

Os pontos críticos observados incluem baixa capacitação de profissionais para triagem de usuários em situação de urgência e ausência de integração entre os profissionais para a realização do acolhimento.

Integrar todos os profissionais da equipe na atuação do processo de acolhimento para alcançar o aumento do vínculo entre pacientes/usuários e a equipe de saúde, melhora na qualidade do atendimento e da resolutividade.

Primeiro - pela falta de planejamento e falta de profissionais da equipe da UBS para atender a demanda que é muito grande devida o número crescente da população à ser atendida.

Segundo - pelo desrespeito aos munícipes que tem que ir para uma fila, muitas das vezes as 6 horas da manhã à espera de agendamento e mesmo assim correm o risco de ficar sem a consulta, dado o número limitado de vagas disponibilizadas para o atendimento médico.

Terceiro - a divisão feita para o atendimento do bairro desrespeita o principio da isonomia e igualdade entre os cidadãos, pois priva uns e beneficia outros, em virtude do atual sistema de agendamento e devido a falta de médicos que atendam a demanda.

Quarto - na data de 24/11/2023 foi lamentável a medicação controlada não poder ser dispensada na farmácia da UBS porque a farmacêutica estava de férias e não há profissional para substituí-la e assim os moradores estão tendo que se deslocar por mais de 30 km na esperança de conseguir a medicação e dar continuidade aos tratamentos sendo que havia disponível na UBS mas não poderia ser disponibilizada sem assinatura da responsável que estava ausente, o que fere o direito constitucional.
E até o momento continua sem um farmacêutico.

Quinto - é mais do que sabido que o Bairro de Palmeiras, nos últimos anos sofreu um inchaço populacional e a infraestrutura municipal não acompanhou este crescimento, pois as instalações da UBS é precária e insalubre tanto para seus funcionários como para os pacientes que ali buscam atendimento, pois o prédio onde esta instalada a UBS tem infiltrações que comprometem a segurança física assim como a de saúde, portanto é mais do que necessária a construção de outra unidade de saúde básica no bairro.
Observa-se na UBS que na sala de espera inexistem recursos mínimos recomendados para promover o conforto aos seus usuários. O número de assentos é insuficiente para a demanda da unidade, e não há elementos interativos para educação em saúde.
Observa-se a desassistência por não contratação municipal de agentes de saúde

Classificação de prioridade para os problemas identificados:
1 Equipe incompleta
2 Espaço físico da UBS compromete o trabalho em saúde
3 Acolhimento ineficaz de usuários

Sendo assim, os cidadãos, residentes no bairro, que assinam no verso desta página, requerem:

1) Seja implantado na UBS de Palmeiras um sistema de agendamento que não exclua nenhum munícipe que ali busca atendimento durante o expediente da unidade, evitando que os moradores enfrentem tamanhas dificuldades para obter atendimento.

2) Sejam contratados mais médicos que atendam as demandas do bairro, tendo em vista sua densidade populacional que hoje atinge a marca de 24.000 habitantes;

3) Seja colocado em prática política de treinamento para os profissionais que trabalham na UBS

4) Seja iniciado estudos para implantação no menor espaço de tempo possível, a construção e funcionamento da nova unidade de saúde, sendo esta definitiva e adequada às demandas dos moradores do bairro.

Certos de que V.Exa. Saberá respeitar os direitos dos cidadãos de nossa Cidade, os infra-assinados, e anexo, solicitam imediatas providências no atendimento das exigências acima, bem como um melhor acompanhamento na gestão dessa unidade




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
66 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar