Embuenses contra a privatização da SABESP

Para: Moradores de Embu das Artes

SE PRIVATIZAR A TARIFA VAI AUMENTAR
Isso aconteceu em todos os lugares que tiveram trens e metrôs privatizados. No Rio de Janeiro, com a privatização da Supervia (trem do Rio), a população passou a pagar a tarifa mais cara do Brasil, no valor de R$ 7,40.
Em Belo Horizonte (MG) foi a mesma coisa. O leilão ocorreu em dezembro de 2022 e, em julho deste ano, a tarifa aumentou para R$ 5,30.

SE PRIVATIZAR, A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO SERVIÇO VAI PIORAR
As linhas privatizadas registram o TRIPLO de falhas. Quem é usuário das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade sabe disso. E quem não é, pode acompanhar pelas notícias. Todo dia tem falhas, lentidão e descarrilamentos. Esses acidentes colocam em risco a vida da população e dos trabalhadores.

A PRIVATIZAÇÃO É A ENTREGA DO DINHEIRO PÚBLICO PARA AS EMPRESAS PRIVADAS
As linhas privatizadas recebem mais dinheiro público que os metrôs e o trens estatais.
A tarifa pública é R$ 4,40, porém, a Via Quatro recebe R$ 6,32 por passageiro transportado. Esse dinheiro vem das tarifas que entram nas empresas públicas (Metrô e CPTM).
Isso acontece porque a distribuição tarifária entre todas as linhas de metrô e trem prioriza os recursos para as linhas privadas. Isso está previsto nos contratos de Parceria Público Privadas e de concessão.

Diferente dos discursos do governo Tarcísio, a privatização significa mais gasto do Estado e ineficiência. E pior, você vai pagar essa conta!