Carta aberta em defesa da CAPES

Para: Comunidade

CARTA ABERTA EM DEFESA DA CAPES
Brasília, 19 de dezembro de 2023.

É com profundo respeito e apreço que redigimos esta carta aberta, na qualidade de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores desta Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para expressar nossa solidariedade e apoio à Presidente Mercedes Bustamante diante da injusta matéria intitulada "Denúncia de assédio na Capes expõe suposto favorecimento a grupos de educação" do Painel S.A., da Folha Online, publicada neste último domingo (17/12).

Reconhecemos a gestão da Presidente Mercedes Bustamante como um momento singular na história da CAPES, onde se destacam o resgate dos princípios democráticos, a efetiva reabertura do diálogo e o fortalecimento das instâncias de Ouvidoria, Corregedoria e Comissão de Ética. A exemplar implementação de um programa preventivo contra o assédio reflete seu zelo e comprometimento com o bem-estar e o respeito dos que na CAPES trabalham. A liderança da Professora Bustamante não se limita à competência como cientista. Vai além, abrangendo uma gestão empática, de prontidão para a escuta ativa e de promoção do diálogo construtivo.

Sob sua gestão, a Capes consolida-se como um espaço de interlocução efetivo, criando pontes com a sociedade, entre diversas áreas do conhecimento, impulsionando uma conduta transparente e participativa que fortalece a integridade e a excelência acadêmica. Sua liderança é inspiradora, desempenhando um papel fundamental na consolidação e no contínuo crescimento desta Instituição, refletindo positivamente na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.

Reafirmamos, assim, nossa confiança na atuação da Presidente Mercedes Bustamante e sua equipe, sempre respeitosa com os membros desta casa e disponível ao diálogo aberto e construtivo.

Nós servidoras e servidores e colaboradoras e colaboradores da Capes, conscientes do relevante papel social que esta Instituição desempenha, encontramos neste ambiente de trabalho o suporte necessário para seguirmos firmes e dedicados à melhoria da educação e ciência no Brasil.

Nota de esclarecimento da Capes:

Assinam esta carta: