Construção de espigão para conter avanço do mar na Praia do Iguape/Aquiraz (CE)

Para: Prefeitura Municipal de Aquiraz; Governo do Estado do Ceará

Nos últimos anos, a população da Praia do Iguape/Aquiraz (CE), situada a apenas 40 km da capital cearense, vem sofrendo inúmeros prejuízos com o avanço crescente do mar, que já reduziu a faixa de areia drasticamente e ocasionou a derrubada de barracas de praia, escolinhas de surf e estruturas inteiras de casas de família, muitas delas passadas de geração em geração.

Como tentativa de amenizar o problema, proprietários de imóveis da região investiram em projetos de engenharia para reforçar a frente de suas casas e vêm adquirindo carradas de pedras para conter o avanço das marés; proprietários de barracas e de escolas de surfe, bem como pescadores e outros trabalhadores que têm a praia e a atividade turística como fonte de sustento, também têm despendido tempo, dinheiro e força para reduzir os estragos, improvisando barreiras com sacos e outros objetos.

Diante da criticidade da situação, agravada de forma significativa no último ano, moradores, proprietários de imóveis e comércios no Iguape, pescadores e a população em geral, solicitam a atuação urgente da Prefeitura de Aquiraz, em conjunto com o Governo do Estado do Ceará, para que a região seja devidamente preservada e protegida, enquanto ainda há tempo de atuar preventivamente.

Assim, solicitamos, o mais breve possível, a realização de estudo técnico para construção de um espigão na região, que vem recuperando seu importante papel turístico/econômico e representa uma das praias mais bonitas nas proximidades da capital, atraindo turistas o ano inteiro. Vale reforçar que tal medida - já adotada por diversas praias do litoral cearense -, protegerá, ainda, a Praia do Presídio, que faz fronteira com o Iguape, separada apenas pela chamada “Barra do Iguape”.