CONTRA O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS

Para: Mário Alexandre (Prefeito), Bento Lima (Secretário Municipal de Gestão)

Nós, servidores municipais de Ilhéus, através deste abaixo-assinado, manifestamos nossa firme oposição à proposta contida no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que visa aumentar a carga horária de trabalho de 30 para 40 horas semanais.

É crucial ressaltar que a inclusão dessa medida no PCCV ocorreu sem uma ampla discussão e consulta prévia aos servidores afetados, contrariando os princípios de participação e democracia que deveriam orientar a construção de políticas que afetam diretamente nossas vidas profissionais.

Ademais, destacamos que historicamente, o movimento sindical lutou incansavelmente pela redução da jornada de trabalho, reconhecendo os benefícios dessa medida para a qualidade de vida, saúde e desempenho profissional. A proposta em questão, ao contrário, representa um retrocesso nessa trajetória de conquistas laborais.

Compreendemos que a implementação dessa carga horária adicional pode acarretar consequências negativas, impactando a saúde física e mental dos servidores, além de comprometer a conciliação entre vida profissional e pessoal. A falta de diálogo e a ausência de consideração pelas particularidades de cada servidor revelam uma lacuna no processo de tomada de decisão.

Diante do exposto, solicitamos uma revisão imediata da proposta, incluindo a abertura de um canal de comunicação efetivo com os servidores, a fim de discutir alternativas que não comprometam o bem-estar e a qualidade de vida de quem dedica sua energia ao serviço público.

Contamos com o apoio da comunidade e dos órgãos responsáveis para assegurar que o PCCV reflita verdadeiramente os interesses e necessidades dos servidores municipais de Ilhéus.