Petição contra a cobrança de taxa de estacionamento no River Shopping Petrolina-PE

Para: MINISTÉRIO PÚBLICO DE PETROLINA - PE - 4ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA Exmo Dra Ana Paula Nunes Cardoso

Desde outubro de 2023, estamos sofrendo um verdadeiro “assalto” aos nossos bolsos. O River Shopping em Petrolina-PE estabeleceu a cobrança de estacionamento, iniciando em 05 de outubro de 2023 a cobrança foi implementada, variando de acordo com o tempo de permanência. Clientes que ficarem até 15 minutos não serão cobrados, mas para veículos que utilizarem o serviço por até três horas, o custo será de 7 reais por automóvel, com taxa adicional de 1 real por hora ou fração. Motocicletas pagarão 4 reais, com taxa adicional de 0,50 centavos por hora ou fração.
Destacamos também os empregados das lojas que se utilizarem o estacionamento são submetidos a uma taxa mensal de 120 reais por automóvel e 60 reais para motocicleta. Uma prática absurda, afetando diretamente os empregados, terceirizados e aqueles vinculados às empresas estabelecidas no shopping, que prestam serviços em suas dependências. Uma conduta abusiva em desfavor dos empregados das lojas, destacando a necessidade de observar a mobilidade urbana e a contrapartida do empreendedor durante a aprovação da ampliação.
A conduta do River Shopping configura uma frontal lesão à valorização do trabalho humano e à dignidade da pessoa, explorando os trabalhadores ao cobrar pelo uso do estacionamento para o exercício de suas funções, visando lucro desenfreado.
Apesar de reconhecermos que o shopping é grande gerador de empregos para Petrolina, o terreno onde o River foi construído é público e foi doado pela prefeitura. Não é justo, agora, que o povo petrolinense pague pelo estacionamento. Seria como pagar por aquilo que já é seu.
Estamos sendo cobrados no estacionamento por um serviço que legalmente deveria ser gratuito.
O Expresso Cidadão lotado dentro do River Shopping oferece mais de 100 serviços para a população, muitos de nós, mediante esta cobrança exorbitante, somos impossibilitados de resolver as demandas importantes e imprescindíveis como pessoa física e jurídica, também impossibilitados de ir aos consultórios médicos, realizar exames nas clínicas, ir às compras no mercado ou lojas, ir ao cinema e etc..
Para uma simples ida a uma consulta médica representa a cobrança de estacionamento, em alguns casos superior ao valor que o médico recebe de consulta pelo SUS.
Nós cidadãos e consumidores somos obrigados a pagar este valor exorbitante pelos períodos em que nossos automóveis ficam estacionados neste “templos de consumo”.
O momento é de dar um basta !! Chega desse absurdo !!
A carga tributária dos impostos que pagamos já é pesada, não podemos suportar essa cobrança de estacionamento em um terreno público.
Vamos iniciar juntos essa luta para acabar com esse abuso que se tornou a cobrança do estacionamento no River Shopping.
Se você é contra a cobrança de estacionamento no River Shopping em Petrolina-PE participe desse abaixo assinado.
Vamos multiplicar a nossa força e fazer ecoar esse nosso brado
Contamos com a sua assinatura.