O IHA PRECISA DE UMA GESTORA DE VERDADE! Solicitação de exoneração da gestora do IHA (Bruna Serpa)

Para: Ao excelentíssimo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes e ao Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha

Nós, responsáveis de pessoas com deficiência matriculados na rede municipal da prefeitura do Rio de Janeiro, juntamente à profissionais da educação e toda a sociedade, viemos por meio desta solicitar a EXONERAÇÃO da servidora BRUNA MANNARINO SERPA NEVES (11/215483-9) do cargo de diretor I do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) foi criado para garantir o Direito à Educação às pessoas com deficiência. Infelizmente é notório que a atual diretora do IHA não está preocupada em representar e acolher nossas crianças e jovens com deficiência e suas famílias, matriculadas na rede municipal do Rio de Janeiro.

Na calada da noite de dezembro (27/12/2023) assume a função e finda com a portaria de matrícula que garantia a redução do quantitativo de alunos em turma quando recebia um aluno com deficiência. Hoje estamos vendo turmas lotadas e com excessivo número de pessoas com deficiência sem mediadores, agentes de apoio à educação especial, estagiários e apenas um professor. Sem contar que, não foi pensado nas especificidades das pessoas com deficiência com as turmas lotadas e os professores sobrecarregados para atender, precarizando a inclusão. Turmas cheias com um único professor não é inclusão!

A gestora do IHA Bruna Serpa também ignora o grito de socorro dos Agentes de Apoio a Educação Especial (AAEE) que até hoje não tiveram uma escuta. São profissionais essenciais para que haja a inclusão. Atualmente, estão atendendo acima da demanda prevista, muitos com escolaridade acima do cargo NUNCA tiveram valorização. Até hoje não se apresentou aos profissionais que atuam na educação especial seja classe especial, sala de recursos, professores itinerantes e agentes de apoio a educação especial.

As famílias tanto das escolas especiais e dos alunos incluídos na rede regular vem sinalizando desesperadamente a falta de preparo e empatia da professora Bruna. As avaliações dos alunos incluídos do PEJA e os deficientes visuais não chegaram em tempo hábil para serem adaptadas pelos professores de sala de recursos.

Na plataforma Paulo Freire o IHA não disponibilizou cursos em sua gestão.

Enquanto gasta dinheiro público com instalações de câmeras no IHA, espaço com pouca circulação e tem segurança, nossas crianças aguardam as fraldas para pessoas com deficiência que não chegam nas escolas e deveria ser comprado pelo IHA, tablets e tecnologias assistivas para auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência.

Em momento algum, a gestora Bruna dialogou com os gestores sobre as contratações de rede de apoio e muitas escolas precisam criar suas próprias estratégias para atender seus alunos.

O IHA não vem apresentando nenhuma parceria intersetorial. E, interesse em abrir novas salas de recursos, visto a crescente demanda.

Mediante a todo exposto, assinamos requerendo a EXONERAÇÃO IMEDIATA DA GESTORA DO IHA BRUNA MANNAMARINO SERPA NEVES.