Abaixo-assinado Salve a BR 251 Ilhéus/Buerarema

Para: Presidente da República Federativa do Brasil

Foram feitas 03 carralgadas de Ilhéus para Buerarema pela BR 251 organizada pelas Associações de Moradores dos Distritos de Santo Antonio, Couto, Santana, Santaninha, Repartimento, Búzios, Cururutinga, Rio do Engenho e Aderno, também teve o apoio da Câmara de Vereadores de Ilhéus, SEAGRI de Buerarema, políticos da região de Ilhéus, Itabuna e Buerarema, Associações dos professores de Ilhéus - APPI/APLB, representantes de seguimentos organizados: Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, trabalhadores rurais, pequenos agricultores, varias associações de Bairros de Ilhéus, MST- movimento dos sem terras, lideranças Comunitárias, ciclistas, moto boys que aderiram ao movimento e referencias políticas de Ilhéus como os Vereadores Edvaldo Nascimento (Dinho gás) e Jose Reynaldo (Zé Neguinho), também Ruy Carvalho, Paulo Carmo, Amil, Valdo, Clodoaldo, Arlindo da Coelba, Secretário de Agricultura de Buerarema, Sr Gildásio, Roberto Corsário, D. Maria de Cururutinga, Soraia Lisboa, Jarles Soares, Leto da filarmônica da zona sul e o ex-vereador Rodolfo Macedo, sempre se fizeram presentes no movimento “Salve a BR 251.
Sempre em grande número eles percorreram pela BR 251 entre Ilhéus e Buerarema e a cada comunidade que passaram mais moradores se juntaram e seguiram com destino a BR 101 em Buerarema, nas 03 manifestações fecharam a BR 101, para chamar a atenção dos Governos estadual e federal, todos com um só pensamento, sensibilizar o Governo Federal, principalmente a (Presidente Dilma Rusself, os Ministérios dos transportes, Agricultura e das cidades, esse ultimo, ministro baiano) para que tomem providencias urgentes em relação aos 52 km da BR 251 que foi inaugurada em 1972 com recursos federais através da CEPLAC conforme moradores da região, no governo do saudoso Antonio Carlos Magalhães, e que segundo moradores apenas foi colocado placa inaugural, por que o asfalto que é bom, o povo nunca viu. Moradores e pequenos produtores locais clamam por reparações, são mais de 50 anos de sofrimento. “Não se pode viver mais nessas condições de abandono por parte do estado, políticos só vem a nossa região buscar o nosso voto, depois nos deixam com nosso sofrimento, principalmente em nossas mesas”, finalizou D. Maria Antonia, moradora há mais de 60 anos, que vive desde menina na região.
O Presidente da Associação do Santo Antonio, Sr Jorge Anunciação na ocasião da carralgada no ultimo dia 11 de dezembro de 2011, falou que o governo do estado foi acionado pelo Ministério Público, que justificou que a responsabilidade da BR 251 é do Governo Federal, e que se encontra nessas circunstancias por falta de compromisso de gestões passadas, força política na região, que nunca se interessou e não cumpre o seu papel para com os distritos de Ilhéus.
Esse Abaixo-assinado é necessário, precisamos buscar a atenção dos governantes, interditarem a ponte do Pontal se possível for, enquanto não se buscar a solução para as 12 mil famílias que moram na região da BR 251, não pode, parar, nem desistir, a situação da BR 251 é lastimável e desumana, milhares de crianças fora de escolas, transporte escolar sendo feito em paus de arara e milhares de famílias de pequenos produtores sem poder escoar sua produção. O que se viu até agora foi o governo através do DERBA, colocar barro que vira lama na primeira chuva, com isso o povo vendo o governo jogar recursos fora a cada vez que faz esse tipo de manutenção na BR 251, não se atendo para que a proposição de asfaltar os 52 km de rodovia, irá economizar nessas manutenções quase que bimestralmente.
Por tudo isso é preciso unir forças através desse, Abaixo-Assinados, para que se cumpra o que diz os Art. 5º da constituição federal, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” e o Art. 6º “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (NR)” esses direitos estão na constituição federal e precisam ser respeitados.
A BR-251/BA rodovia federal que liga em 52 km os municípios de Ilhéus a Buerarema, foi inaugurada em 1972 com recursos federais através da CEPLAC conforme moradores da região, no governo do então Governador Antonio Carlos Magalhães, e que segundo moradores apenas foi colocado placa inaugural, por que o asfalto que é bom, o povo nunca viu. Moradores e pequenos produtores locais clamam por reparações, são mais de 50 anos de sofrimentos. “Não se pode viver mais nessas condições de abandono por parte do estado, políticos só vem a nossa região buscar o nosso voto, depois nos deixam com nossos sofrimentos, principalmente em nossas mesas”, finalizou D. Maria Antonia, moradora há mais de 60 anos, que vive desde menina na região.
Por Roberto Corsário/Ilhéus-Ba