A favor da inclusão do curso de Ciências Contábeis no programa Ciências sem Fronteiras.

Para: A Ilma. Senhora Presidenta Dilma Rousseff

Senhora Presidenta, hoje acordei por volta das sete horas da manhã e fui mudar o mundo. Muitas pessoas ainda não sabem, mas este tem sido meu trabalho nos últimos vinte e cinco anos. Dedicados incansavelmente à profissão a que tanto amo, tão necessária para sociedade e para o governo. Através do meu trabalho, a Senhora consegue investir em todos os projetos que tem almejado na construção de um Brasil maior e melhor. Através do meu suor, a Senhora consegue mensurar quanto dinheiro o Brasil tem e terá a seu dispor. Fazemos isso ao governo, de forma voluntária, sem cobrar sequer um real.

Ao longo da nossa historia, pudemos acompanhar sempre muito de perto a evolução da economia. Somos capazes de elevar as empresas ao seu mais alto potencial, gerando mais empregos e mais renda para a sociedade. Somos nós que mostramos a Senhora onde o dinheiro está sendo mal gasto, aonde irá falta dinheiro, onde o dinheiro está ultrapassando os limites prudenciais, onde tantos ondes. Somos quase 1 Milhão, entre profissionais da contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis em todo o Brasil. Juntos despendemos horas e mais horas e mais horas de intenso labor, para oferecer ao presente imediato e consequente futuro do Brasil, o que ele merece. Um lugar digno e feliz de se viver.

Nos últimos anos, nossa profissão passou por uma forte mudança, que nos remete e eleva ao patamar de transformadores sociais, em que a Contabilidade assumiu a linguagem universal dos negócios. Mudanças que refletirão diretamente na vida das pessoas em nosso país. Mudanças que nos tornaram aptos a ser uma das profissões mais bem prestigiadas no mundo inteiro. Apesar de sermos muito valorizado pelos povos e pelos governos no exterior, ainda falta um pouco para alcançarmos isto no Brasil.

Chego então, Senhora Presidenta, ao motivo desta carta. Meu filho de vinte anos, estudante de Contabilidade e futuro contador, assim como eu, leva nos olhos a mesma paixão que e tenho e leva a mesma ânsia que eu tenho em meu coração, uma vontade estrondosa de usar a contabilidade para a mudança do mundo. Com essa vontade, meu filho me contou que gostaria de aprender sobre a nossa contabilidade lá fora e passar um tempo no exterior para trazer para o Brasil outras visões e aprimorar ainda mais essa ciência tão maravilhosa. De prontidão achei tal ideia excelente, sabia que existia um programa do governo chamado de Ciências sem Fronteiras que auxiliava os estudantes que possuíam tais sonhos, para o meu total desapontamento, descobri que a nossa ciência não se enquadra dentro dos requisitos para participar de tal programa. O que é uma pena visto a grandeza e importância da nossa profissão para o Brasil. Nós também precisamos estar em constante atualização e toda experiência a mais que pudermos contar irá nos fazer ainda melhores e nós sendo melhores assim o Brasil também o é. Por isso peço que a Senhora confie em nosso trabalho e nos ajude a crescer ainda mais, pois eu garanto que nossas projeções para o Brasil são as melhores possíveis, e nós contadores, iremos ajudar a construir o Brasil que a Presidenta deseja.

Essa é um historia que reflete a realidade de diversos pais e estudantes de Ciências Contábeis do Brasil que almejam participar do Programa Ciências sem Fronteiras, mas são impossibilitados pelo fato do Programa ainda não contemplar o curso. A Contabilidade brasileira vive um momento de convergência para as normas internacionais de Contabilidade e por isso vê-se a necessidade do relacionamento com os mais de 110(cento e dez) países que também estão passando pela Convergência de tais normas que possibilitará uma linguagem universal da Contabilidade, por isso a importância de preparar que em breve será o futuro profissional da classe contábil. Nós dias 28 e 29 de novembro de 2013 estivemos reunidos, no I Encontro Nacional de Jovens Lideranças, estudantes, professores e jovens contadores e deliberamos ser de grande importância o Curso de Ciências Contábeis no Programa Ciências sem Fronteira. Por isso, solicitamos a Senhora Presidenta que inclua nosso curso neste programa, almejando um futuro ainda mais brilhante para toda a sociedade brasileira.

Observação; As assinaturas para está carta será encaminhada a Presidente Dilma para a inclusão do curso de Ciências Contábeis no programa Ciências sem Fronteiras.

Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis - CFC

Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis - FENECIC