Petição: Passei no concurso e quero minha vaga (SEDUC - RS)

Para: Governador Tarso Genro e Secretário da Educação José Clóvis de Azevedo

Em 27 de fevereiro de 2013, a SEDUC-RS lançou o Edital nº 01/2013 para concurso de provas e títulos para nomeação em caráter efetivo de professores.

O processo seletivo foi finalizado no dia 25/10/2013 com 13.105 professores aprovados.

É importante salientar que foi amplamente divulgado que um dos objetivos do concurso era qualificar e aumentar o quadro efetivo de professores do Estado. Além disso, o número de vagas para cada disciplina foi publicado em edital, dividido por Coordenadoria de Ensino. O quadro de vagas pode ser conferido no endereço abaixo:

Ainda no final de 2013, um pequeno grupo de candidatos foi nomeado, sem que ficassem transparentes e claros no processo os motivos pelos quais somente eles foram nomeados. Também no final de 2013, o governo aprovou a renovação dos contratos temporários em vigência nas escolas estaduais, sendo que, entre esses contratos, há, por exemplo, professores sem a devida formação, ocupando o lugar que é, por direito, dos aprovados no concurso. Estima-se que existam, hoje, 23 MIL CONTRATOS TEMPORÁRIOS para professores no Estado.

Já que o governo tinha um levantamento de necessidades para publicar o quadro de vagas, a pergunta que não quer calar é: POR QUE OS APROVADOS QUE ESTÃO DENTRO DAS VAGAS DO EDITAL NÃO FORAM NOMEADOS IMEDIATAMENTE APÓS O TÉRMINO DO PROCESSO?

Em entrevistas recentes, o secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo, tem sido bastante evasivo em suas respostas e diz que "pode" nomear durante dois anos de validade do concurso. A última notícia oficial é de que um seleto grupo de apenas 1000 candidatos será nomeado em fevereiro de 2014.

Ora, Sr. Secretário, no lançamento do concurso havia 10.000 vagas. Onde elas foram parar nesses poucos meses??

Este abaixo-assinado exige que cumpra-se a lei e a moralidade com a nomeação imediata de todos os candidatos aprovados dentro das vagas do edital.

Adendo: durante a realização deste abaixo-assinado, tivemos acesso ao Diário Oficial do Estado do RS onde constam inúmeras admissões de contratos temporários após a homologação do concurso, o que é ilegal e imoral!

2.381 Pessoas