Pela PRESERVAÇÃO DO TANQUÃ - PANTANAL PAULISTA

Para: CETESB, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Ministério do Meio Ambiente

Abaixo-assinado EM DEFESA e PRESERVAÇÃO DO TANQUÃ, conhecido com “Pantanal Paulista” e CONTRA A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM EM SANTA MARIA DA SERRA/SP.

O Tanquã está localizado na área rural, às margens do rio no município de Piracicaba, onde existe uma vila de pescadores. O local é conhecido como “Pantanal Paulista”, por causa da paisagem aberta, com áreas alagadas e grande quantidade de espécies: aves, peixes, mamíferos e répteis. Algumas espécies são típicas do Pantanal Matogrossense, que se refugiam no Tanquã em busca de segurança, alimentação e reprodução.
Solicitamos a criação do PARQUE ECOLÓGICO ESTADUAL DO TANQUÃ, para que seu ecossistema seja preservado, pois a construção da barragem, trará impactos ambientais negativos à fauna e a flora da região, causando a perda definitiva do bioma.
A construção da barragem inundará uma área de 30km², entre Santa Maria da Serra e Piracicaba. A colônia de pescadores e o mini pantanal, serão afetados. A água perderá a qualidade, plantas e espécies de peixes que utilizam a correnteza para sobreviver, vão desaparecer junto com as aves que se alimentam no local.
O aumento do nível de água, inundará Áreas de Proteção Permanente (APPs), com risco de enchentes, assoreamento do rio, contaminação do lençol freático e contaminação de fontes de água sulfurosa do município de Águas de São Pedro. Todo esse desastre ambiental em troca de 45km de navegação.
As compensações ambientais e sociais não são viáveis diante desse impacto negativo para o meio ambiente, patrimônio público e social.
Obs.: um levantamento da fauna aérea feita pela ONG Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), identificou cerca de 282 espécies de aves, algumas em risco de extinção.