O GOVERNO DO RIO DE JANEIRO PRECISA DE UMA ALTERNATIVA POPULAR

Para: Povo do Rio de Janeiro

O povo inaugurou um novo ciclo da história institucional do Brasil, a partir da eleição do ex-presidente Lula, que representou a derrota das propostas neoliberais e abriu espaço para políticas publicas voltadas para as necessidades do povo trabalhador. Nas recentes mobilizações de rua ficou claro, no entanto, que o povo quer ampliar os direitos conquistados. Quer mudanças estruturais, na educação, na saúde, na vida das cidades e no campo, na estrutura de cobrança de impostos.

Essa realidade está ainda mais visível em Estados onde governos de composição neoliberal seguem priorizando interesses empresariais ao do trabalhador. O planejamento das cidades segue a lógica da especulação imobiliária, dos grandes empreendimentos, sem focar no dia a dia do cidadão comum. Acentuam-se, assim, as desigualdades. É preciso seguir invertendo prioridades.

Mais do que nunca precisamos de mudanças na política do Rio de Janeiro. Mudanças que representem a possibilidade de reformas estruturais na organização das cidades, dos transportes públicos, na educação, na moradia popular, para melhorar as condições de vida do povo.

Diante disso, nós abaixo-assinados, achamos que precisamos construir uma candidatura popular e democrática para o estado do Rio de Janeiro, vinculada aos anseios do povo para fazer as mudanças necessárias.

Por isso conclamamos a todas as forças populares, movimentos sociais, forças políticas, para construirmos uma unidade programática, representada pela candidatura do senador Lindberg ao governo do estado. Ainda, que muitos de nós não moremos no estado do Rio de Janeiro, mas nos consideramos parte de um projeto de mudanças, que desde o Rio de Janeiro também contribua para as mudanças em todo país.

Unidade representada num programa de mudanças, que tenha o Lindberg como porta-voz. E com a força suficiente e motivação necessária junto ao povo, para derrotar as candidaturas conservadoras já postas, do mais do mesmo.

Rio de Janeiro, abril de 2014.

Leonardo Boff - Teólogo
João Pedro Stedile - Ativista Social