Não aprisionem a inspiração

Para: Bibliotecas estaduais, academias de letras, editoras, associações e demais órgãos que realizam concursos literários.

Os poetas e escritores abaixo-assinados, brasileiros, solicitam de Vossa Excelência apoio imediato para anulação, das regras que definem que apenas obras 100% inéditas possam concorrer a premiações em concursos literários. Esta medida impede que escritores amadores e profissionais possam participar de concursos se já divulgaram suas obras por meio de sites pessoais, blogs, páginas em redes sociais e sites literários. Nós, escritores e poetas de todo o Brasil, consideramos absurda tal norma. Pois diante do crescimento da literatura por meio da internet, tornou-se praticamente impossível para nós deixar nossas obras longe do alcance dos leitores. Compreendemos que esta medida pode ser preventiva para evitar plágios, mas pensamos que a partir do momento que nossas obras nunca foram publicadas em revistas ou livros e não tenham vínculo com nenhuma editora através do registro ISBN isso não seja empecilho para inscrevê-las em concursos realizados por academias de letras e bibliotecas estaduais, editoras e outros órgãos que realizam estes concursos concedendo premiação em dinheiro aos escritores vencedores. Grande parte dos autores contemporâneos vem divulgando suas obras por meio de redes sociais, o que dificulta a sua participação em concursos que entre as regras do edital consta justamente que nunca tenham divulgado sua obra por meio eletrônico.
Esperamos a compreensão e colaboração de todos os órgãos que realizam concursos literários. Revejam esta norma, reflitam e assim como todos os escritores perceberão que é desnecessária tal exigência.