Por um novo esporte em Pernambuco

Para: Governo do estado de Pernambuco, Secretaria de Esportes

O Brasil vive um momento único em sua história, tendo o privilégio de organizar dois eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, constituindo-se numa grande oportunidade para o desenvolvimento da cultura esportiva do país.

Nós, atletas, federações, técnicos, professores de Educação Física, clubes e associações esportivas, estamos lançando oficialmente e buscando adesão a uma carta compromisso do atual ou futuro Governo do Estado de Pernambuco com nossas propostas para a melhoria do esporte Pernambucano.

Nossas reivindicações são:

1) Ampliação e melhoria do esporte das escolas e faculdades até 2016, investindo na qualidade da educação física nas escola;

2) Ampliar o acesso à atividade esportiva, visando dobrar a atividade física/esportiva da população nas cidades até 2018;

3) Ter um sistema público consolidado e de longo prazo no estado;

4) Construção de Centro de Excelência Olímpico e Paraolímpico com arena multiuso;

5) Captação e promoção de grandes eventos esportivos;

6) Ampliação e fortalecimento de parcerias com as federações esportivas amadoras;

7) Estímulo Talento Olímpico Pernambucano, alinhando ao ciclo olímpico;

8) Ampliação do programa de capacitação técnica à comunidade esportiva de Pernambuco;

9) Estímulo as Parcerias Público Privadas para o desenvolvimento do esporte e aperfeiçoamento dos programas e projetos em execução;

10) Criar o programa Todos com a Nota Esporte Amador.

11) Estabelecer metas quantitativas e de resultado para melhoria da atividade física e do esporte nas escolas faculdades com reflexo no plano plurianual e no orçamento, garantido a ampla participação, discussão, definição da sociedade civil desde a elaboração das ações voltadas às metas, como também em sua fase de execução e avaliação;

Desde logo, reconhece-se que para que as metas acima elencadas sejam alcançadas, compromete-se a adotar medidas voltadas a:

-Cumprir com as metas acima indicadas, por meio da elaboração/revisão/fortalecimento de políticas públicas a ela relacionadas, garantindo-se a ampla participação, discussão, definição da sociedade civil desde a elaboração das ações voltadas ao cumprimento das metas, como também em sua fase de execução e avaliação;

-Criar comitê Inter-secretarial para articulação de programas e projetos voltados ao Esporte para Todos, que englobem, no mínimo, as Secretarias Estaduais de Esporte, Educação e Saúde e envolvam participação da sociedade civil;

-Indicar um (a) Articulador (a) do comitê Inter-secretarial do Programa no Estado;

-Criar e/ou fortalecer as atividades do Conselho Estadual de Esportes garantido participação da sociedade civil em equidade de membros com os demais membros oriundos dos Poderes Estaduais;

-Revisão da legislação que possibilite a efetiva implementação de um sistema esportivo mais moderno, desburocratizado e com mais celeridade no estado;

-Coleta e disponibilidade pública de dados anuais sobre atividade física da população, disponibilidade e utilização dos equipamentos esportivos nas cidades e ações de esporte nas escolas e faculdades;

-Inclusão das metas do esporte no Plano de Metas do Estado, caso for realizado;

-Criar condições para a inserção de Orçamento voltado ao alcance das metas.

Contamos com a colaboração de todos por um novo esporte em Pernambuco!