SALVE RIO MUCURI, POIS TE QUEREMOS VIVO!

Para: IBAMA, SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DE MINAS GERAIS, IEF-INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, ANA-AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, INSTITUTO CHICO MENDES-ICMBIO, IGAM-INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS, GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS CHAGAS-MG, MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, CÂMARA MUNICIPAL DE CARLOS CHAGAS, MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS-MAB, COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO VALE DO RIO MUCURI

Nós, cidadãos brasileiros, vimos através deste abaixo-assinado expressar a nossa mais pura indignação contra o tratamento absurdo que vem sendo destinado ao Rio Mucuri e a toda a sua Bacia Hidrográfica. O Rio Mucuri e afluentes fazem parte da vida de todos nós, moradores do Vale do Mucuri há séculos, e todos vem sendo sistematicamente assassinados nos últimos anos, sem nenhuma chance de defesa e sem ninguém que o defenda. Está praticamente extinta toda a ictiofauna do Rio Mucuri, e o mesmo padece da privação de água em seu leito, que se transformou em um imenso banco de areia praticamente isento de vida. Somamos a isto, a total degradação das suas margens, onde inexiste a sua mata ciliar e também a pesca incessante, abusiva e predatória que vem sendo sistematicamente praticada em todo o seu curso. Há 4 anos não observamos o fenômeno da Piracema, pois as espécies nativas de peixes estão praticamente extintas. Gostaríamos da intervenção de todos os órgãos mencionados para que haja uma discussão em relação a estes fatores acima mencionados e também sobre a vazão mínima para este outrora grande Rio Mucuri. Não somos contra a PCH Mucuri, apenas queremos que sejam revisados e discutidos com a sociedade civil os critérios utilizados para o estabelecimento da vazão mínima deste rio. Ele é de vital importância para toda a economia da nossa região, e estamos sendo severamente afetados com a falta de água no mesmo. Clamamos por socorro e providências por parte dos órgãos responsáveis. Não somos contra o progresso, apenas queremos respeito aos nossos recursos hídricos, às nossas vidas e gerações futuras. Não podemos permitir tais fatos em um mundo que clama por água e onde a mesma já é considerada um dos bens mais valiosos para a permanência da espécie humana neste planeta. Que vença a sensatez e a razão!
Achamos que o progresso e a razão devem caminhar lado a lado!