Contra o encerramento das atividades da Orquestra de Instituto GPA na cidade de Santos
Para: A Excelentíssima Senhora Ana Cristina da Cunha Wanzeler; Ministra da Cultura do Brasil.
Para: A Excelentíssima Senhora Ana Cristina da Cunha Wanzeler; Ministra da Cultura do Brasil.
Em 2014, o programa de música e orquestra Instituto GPA passou a ter o incentivo da Lei Rouanet, que é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Em função dessa lei, o Governo abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que proporcionem oportunidades a jovens das mais diversas origens socioeconômicas e, portanto, com potencial para transformar o cenário da comunidade.
Ao longo deste ano, os recursos contemplaram as três Orquestras do Instituto GPA - Rio de Janeiro, Santos e Osasco. Porém, para que o apoio continuasse para o ano de 2015 foram aprovadas pelo Ministério da Cultura somente duas Orquestras, levando o Instituto GPA a manter as atividades da Orquestra de Santos até o final do ano de 2014, encerrando-as em seguida.
Como alternativa o Instituto GPA convidou os jovens da Orquestra de Santos para que passem a integrar a Orquestra da casa do Instituto GPA em Osasco. Essa proposta, no entanto, se mostra inviável para cerca de 80% dos jovens participantes, pois as viagens entre Santos e Osasco (que distam cerca de 120 km entre si) comprometerão seus estudos e/ou atividades de estágio ou trabalho.
Com este abaixo assinado, solicitamos sua intervenção a fim de que os recursos da Lei Rouanet e o apoio do Ministério da Cultura sejam ampliados, possibilitando a manutenção das três Orquestras do Instituto GPA.
Ressaltamos a importância da Orquestra Instituto GPA de Santos, que há anos vem formando músicos de qualidade para região, o estado de São Paulo e revelando talentos para o país, além de ampliar horizontes culturais e educativos para um grande número de jovens, que se dedicam com afinco em cada ensaio e apresentação, que se diferenciam pela interpretação animada e incomum de obras clássicas e populares.