Pela devolução os tigres de Maringá

Para: Exmo. Senhor Direito do IBAMA

Em data de 01 de outubro de 2014, Ary Marcos Borges da Silva, proprietário do Canil e Escola Emanuel localizado em Maringá - PR teve 7 (sete) de seus animais apreendidos e encaminhados a diversos locais do Brasil (Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul – RS, Zoológico particular da instituição de ensino UNISEP de Dois Vizinhos – PR e Zoológico municipal de Curitiba – PR).
Em data de 30 de março de 2015, Ary Borges foi informado que um de sues animais, a tigresa (Phantera tigres) de nome Hadassa, abrigada no zoológico da UNISEP da Comarca de Dois Vizinhos, foi morta por outra tigresa, em razão da negligência, descuidado e despreparo dos funcionários da instituição de ensino em não cumprirem o que foi recomendado pelo Ary. Os funcionários da referida instituição, ignorando o que foi alertado pelo proprietário Ary Borges, acomodaram a tigresa Hadassa junto com a tigresa Best, sendo que esta causou a morte daquela.
Na mesma data da morte da tigresa (30/03/2015) Ary Borges entrou em contato telefônico com o médico veterinário da UNISEP, e este lhe confirmou o ocorrido e, ainda, informou que, além da morte da tigresa, outros dois tigres oriundos do mantenedor Canil Emanuel se encontram em estado fragilizado de saúde. A tigresa Best está com problema permanente em sua dentição, e, o tigre de nome Fred emagreceu cerca de 30 kg desde sua chegada àquela instituição.
Temos documentos que comprovam a agressividade, estresse e desnutrição dos animais de Ary Borges. Contamos com o apoio de inúmeras pessoas de Curitiba – PR que, assim como nós, estão revoltados com a situação do zoológico de Curitiba. Entre os relatos que recebemos estão: animais estressados ou deprimidos, magros (aparência de desnutrição), em recintos pequenos, água suja etc.

Estamos revoltados com essa situação. Para tanto, pedimos a ajuda de todos em nossa causa!