Mobilização pela Educação

Para: Comunidade da UFRJ

Nós abaixo-assinados, professoras e professores da UFRJ, convidamos toda a comunidade universitária para uma grande mobilização contra o contingenciamento de verbas para a educação, em particular, contra as restrições nos repasses dessas verbas para as universidades públicas federais.

Reafirmamos que a Universidade Pública e Gratuita é uma necessidade incondicional para a construção de nossa democracia e para a formação das futuras gerações. A expansão e a democratização da universidade pública foram um marco na construção de nossa democracia. Retirar as condições que garantem a permanência de novos estudantes na universidade significaria um enorme retrocesso no momento em que vivemos.

Nesse sentido, dois pontos presentes nas reivindicações dos estudantes nos parecem ser os mais urgentes e precisam ser atendidos imediatamente pelo MEC:

1- Garantir as verbas destinadas aos programas e obras que tornam possível a permanência dos estudantes nas universidades: assistência estudantil, alojamento, transporte e alimentação;

2- Revitalizar a precária infraestrutura das universidades públicas.

Conclamamos a todas e todos para nos unirmos em torno dessas demandas que aglutinam toda a comunidade universitária. A extensa pauta proposta pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) na convocação para a greve docente divide os professores, pois um grande número não está de acordo com muitos dos pontos apresentados.

Propomos, assim, uma união concentrada na defesa da Universidade Pública e Gratuita e na melhoria de suas condições de funcionamento, em particular para os estudantes. Queremos construir uma grande mobilização a partir dos pontos que nos unem, como os acima citados. Não interessa à sociedade brasileira que os docentes estejam divididos neste momento crítico para a defesa da universidade pública no Brasil e para a educação de forma geral.

Assinem o manifesto e compareçam a uma reunião ampliada no dia 15 de junho às 16h no auditório Hélio Fraga, localizado no Bloco K do CCS. Discutiremos formas de mobilização coletivas e também outros pontos considerados urgentes a serem adicionados à pauta. A reunião é aberta a todas e todos que queiram participar!
  1. Actualização #1 Colocar a unidade nos comentários

Criado em terça-feira, 9 de junho de 2015

Favor colocar a unidade a que pertence na UFRJ no campo de comentários para que fica visível