Em Defesa do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR.

Para: Exmo. Sr. Ministro da Educação

Nós estudantes, docentes e gestores educacionais vinculados, direta ou indiretamente, ao Plano Nacional de Formação de Professores, vimos por meio deste solicitar a vossa excelência garantia de continuidade do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR.

Por garantia de continuidade do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR, entenda-se o compromisso de assegurar o orçamento previsto na LDO 2015, para o referido programa e para os anos vindouros até que a meta do referido programa e a meta inserida no Plano Nacional de Educação estejam vencidas.

O PARFOR é um programa de sucesso, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo seu grande mérito proporcionar a milhares de professores da Educação Básica acesso ao ensino superior em universidades públicas em cursos de graduação, de licenciatura.

Considerando os números de 2012, o PARFOR implantou 1.920 turmas. Há 54.000 professores da educação básica frequentando os cursos do Parfor, localizadas em 397 municípios do País. É certo que os números atualizados são bem mais expressivos, pois nos últimos anos o programa foi expandido, com implantação de novas turmas. Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor

Pelo alcance e pela relevância do PARFOR é que nos manifestamos contra os cortes no orçamento e contra a falta de repasse financeiro por parte do Ministério da Educação e da CAPES para as universidades que ofertam os cursos do PARFOR.

A falta de repasse inviabilizou a continuidade das aulas e algumas universidades decidiram cancelar as atividades do programa, como ocorreu na UFOPA, IFPA, UNIFESSPA, UFRA e na UFPA (universidade com maior números de matriculados do PARFOR, com aproximadamente 15.000 alunos).

A falta de repasses de recursos também provocou o cancelamento das turmas que ingressariam em 2015, atingindo alunos da UEPA, UNIFESSPA, UFRA, UFPA e todas as demais universidades que participam do PARFOR.

A suspensão da etapa prevista para ocorrer no período de 29 de junho a 08 de agosto de 2015, lança o programa na incerteza e adia o sonho de conclusão da graduação para milhares de professores.

Que o ajuste fiscal seja feito, porém, sem impor sacrifícios aos programas educacionais em andamento, principalmente, aos programas de formação de professores e de consagrado sucesso como é o caso do PARFOR.