Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-Assinado contra à extinção da Fundação Zoobotânica do Estado do Rio Grande do Sul / Petition against the extinction of Fundação Zoobotânica (FZB/RS - Brazil)

Para: Exmo. Deputados Estaduais, Governador do Estado do Rio Grande do Sul e demais interessados

Caros senhores,

Novamente viemos reivindicar o diálogo e urgir para que nao ocorra a extinção da Fundação Zoobotânica (FZB).

O que os gaúchos perdem com a extinção da FZB?

Desde 1972, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – FZB vem prestando relevantes serviços à sociedade por meio de seus três órgãos: o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico e o Parque Zoológico. O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 246/2016, que propõe a extinção de seis fundações, incluindo a FZB, com a demissão de todos os seus funcionários. A FZB oferece lazer, cultura e educação ambiental à população, e produz pesquisa e serviços ambientais de alta qualidade, fundamentais para embasar as políticas de meio ambiente no Rio Grande do Sul. Essas funções não podem ser realizadas por outros órgãos do Estado. A FZB é patrimônio do povo gaúcho! Ajude-nos a mantê-la e assine a nossa petição NÃO À EXTINÇÃO DA FZB.

Este importante órgão público que atua na pesquisa, conservação e educação, atividades fundamentais para a existência de uma nação soberana e em harmonia com o ambiente, não deve ser usado como moeda populista de troca e sinalização para um ajuste fiscal. A vida selvagem gaúcha corre um enorme risco de desaparecer ou tornar-se cada vez mais empobrecida em termos de diversidade, caso tais políticas sejam efetuadas.

Ainda a FZB também é responsável pela lista vermelha da flora do RS que foi atualizada em 2014, além do Parque zoológico e Jardim Botânico no qual o Museu de Ciências Naturais faz parte que neste ano completa 60 anos de existência

O ultimo estudo efetuado pela FZB estimou que "o Rio Grande do Sul possui 280 espécies de sua fauna em algum grau de ameaça de extinção (Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente em Perigo), além de 10 já extintas. Significa que estão ameaçados 22% dos mamíferos, 18% dos peixes de água doce, 16% dos anfíbios, 11% dos répteis e 14% das aves nativas do Rio Grande do Sul. A lista, coordenada pela Fundação Zoobotânica (FZB) com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é resultado do trabalho de 129 especialistas de 40 instituições que analisaram o estado de conservação de 1,6 mil espécies."

Assim, acreditamos que a situação da vida selvagem poderá se agravar caso tais políticas sejam levadas adiante. Quando uma espécie entra em um lista de ameaça, é um passo para o desaparecimento, e quando ela desaparece não é só a nosso estado que fica mais pobre, mas sim o universo inteiro. O valor da vida animal, vegetal, fúngica, protística e microbiana é incomensurável para os humanos. Assim, extinguir fundações essenciais que atuam no estudo da compreensão e conservação da vida seria lamentável.

Diante do exposto, nós reivindicamos a não ocorrência da extinção deste importante órgão que engrandece a ciência, a natureza e a democracia no estado do Rio Grande do Sul.

Certos de uma sensata e coerente avaliação por parte dos legisladores, subscrevemo-nos.

OBS: É necessário confirmar a assinatura desta petição em um e-mail resposta que é enviado pelo site "petição pública". Conferir em sua caixa de e-mails.

______________________________________________________________________________

Versão traduzida para o inglês/ English version:

Again we come here to claim the dialogue and urge so as these measures should NOT be taken. This important public organ wich acts on the research, conservation and education, fundamental activities for the existence of a noble nation and in harmony with the environment, should not be used as a populist currency of trade and signaling of fiscal adjustment. The wildife is on an enormous risk of disapearing or turn more impoverished in terms of diversity, in case such policies are made.

The Zoobotanic foundation (FZB) is also responsible for the endangered list of RS's flora which was updated in 2014, beyond the Zoological Park and Botanic Garden in which the Natural Science Museum is a part of and also completes 60 years of existence in 2015.

The last study accomplished by the FZB estimated that "the Rio Grande do Sul has 280 species of its fauna in some degree of threat of extinction (Vulnerable, Endangered or Critically Endangered), beyond the already extinct 10 species. This means that there are endangered 22% of the mammals, 18% freshwater fish, 16% amphibians, 11% reptiles and 14% of Rio Grande do Sul native birds. The list, coordinated by the Zoobotanic Foundation (FZB), with support from the State Secretary of Environment (Sema), is the result of the work of 129 specialists from 40 institutions who analyzed the state of conservation of 1,6 thousand species".

That way, we believe that the wildlife situation can be aggravated if such policies are taken forward. When a species enters an endangered list, it's a step closer to extinction, and when it does disappear, it is not only our state that gets poorer, but the entire universe too. So, extinguishing fundamental foundations and institutions that act on the study of understanding and conservation of life would be unfortunate.

On the above, we claim the non-occurrence of the extinction and privatization of this important institutes that magnifies science, nature and democracy at the state of Rio Grande do Sul.

Certain of a sensible and coherent evaluation from the legislators, we sign."

Observation: Please check your e-mail for the signature confirmation of this petition.
  1. Actualização #3 Signature confirmation

    Criado em terça-feira, 11 de agosto de 2015

    Please check your e-mail for the signature confirmation of this petition.

  2. Actualização #2 Confirmação da assinatura

    Criado em terça-feira, 11 de agosto de 2015

    É necessário confirmar a assinatura desta petição em um e-mail resposta que é enviado pelo site "petição pública". Conferir em sua caixa de e-mails.

  3. Actualização #1 Autoria da petição pública

    Criado em sexta-feira, 7 de agosto de 2015

    Prezados amigos, em resposta aos e-mails que venho recebendo sobre a autoria e motivações que me levaram a criar este manifesto: Sou Biólogo formado no Rio Grande do Sul e estudante de mestrado. Além de promover a difusão científica principalmente por meio de blogs e outras publicações. Acima de tudo, sou um alguém preocupado com os rumos que alguns indivíduos da nossa espécie escolheram seguir, o que acaba impactando toda a teia da vida existente no nosso planeta. Acredito que isso seja o suficiente. Não possuo ligação alguma com entidades como ONGs, partidos políticos ou empresas, representando somente a minha consciência e espelhado em amigos que querem promover a real mudança. Agradeço todo o apoio até o momento. Estou enviando para o correio eletrônico dos deputados do estado do RS bem como para o governador e outras entidades que possam e queiram juntar-se a causa desta petição, e enquanto estamos angariando número, esperamos mostrar que existe um interesse na continuidade desta importante entidade ambiental, científica e educativa, e quem sabe mudar o jogo final. A escolha é sua, a escolha é nossa. "Presentemente, nesta vizinhança, a maior parte da terra não constitui propriedade particular. O panorama não tem dono e o caminhante desfruta de ampla liberdade. Mas, possivelmente, dia virá em que a terra será retalhada nas chamadas granjas, nas quais meia dúzia de privilegiados terão, com exclusividade, o seu recreio — quando se multiplicarão as cercas e armadilhas e outros engenhos inventados para confinarem os homens nas estradas públicas, sendo que o caminhar sobre a superfície da terra de Deus implicará em trespassar os limites de algum cavalheiro. Gozar uma coisa com exclusividade significa excluir a vós mesmos do verdadeiro gozo dela. Melhoremos, pois, as nossas oportunidades, antes que surjam os maus dias." - Henry David Thoreau




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
28.897 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar