Petição Salve o Parque Poeta Manuel Bandeira - Aterro do Cocotá.

Para: Exmo. Sr. Prefeito do Rio de Janeiro, Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro, MPRJ

Projeto de Clínica da Família no Aterro do Cocotá, ocupando uma grande parte do único Parque arborizado com ciclovia, pistas de skates e quadras poliesportivas, além de grande parte gramada e arborizada. Aqui acontece muitos projetos sociais como a academia da terceira idade e atividades físicas por grupos de moradores, desfiles cívicos, eventos musicais, procissões, desfiles de blocos culturais além das festividades locais e uma Lona Cultural.

O Parque Poeta Manuel Bandeira fica no aterro do Cocotá que passou a existir após aterramento da enseada da baía de Guanabara chamada de saco da olaria, após cessão da união com a função social de lazer de todos os moradores da Ilha do Governador em 1978 através do decreto 2486 e continua em área protegida pela (SMAC).

Aos domingos recebe uma feira de artesanatos, roupas e acessórios, assim como alimentos e palco para música. As famílias se reúnem na grama para piqueniques, e trazem seus filhos para se divertirem.

Não somos a favor desta subtração de espaço de lazer e vamos dizer de saúde também, pois ali temos exercício físico e psicossocial, pois também exercitamos a socialização através do contato pessoal e podemos dizer que com a natureza.

Não somos contra a Clínica da Família, somente solicitamos revisão do local e que faça a transferência do endereço da instalação. Queremos a Clínica sim. Dentro do Parque não!

Temos inúmeros terrenos no entorno do Parque como o ao lado das barcas que hoje está sublocado para uma empresa privada explorar estacionamento e que fica a cerca de 300 metros do local inicial, que atenderia da mesma forma os mesmos moradores. Assim como o terreno do Detran que após sua expansão em outro bairro já deveria ter sido transferido e liberado o terreno ao lado da UPA.

O Paulino Werneck seria um excelente ponto para a instalação desta clínica. Ele situa-se em um ponto estratégico e muito bem localizado, já praticamente pronto, esperando apenas pequenos ajustes, para não causar prejuízo ao erário.

Se este Hospital municipal sozinho atendeu a Ilha do Governador por muitos anos, com certeza conseguirá atender à todos os moradores do entorno. Inclusive tratando-se de tamanho e estrutura, ele conseguiria atender tranquilamente os (ceps) de 2 clínicas da família, devido ao seu tamanho ser o dobro do projeto das clínicas, que compreendem 14 consultórios.

E ressaltamos que através de depoimentos de alguns pacientes das outras duas Clínicas da Família na Ilha do Governador recebemos reclamações da falta de médicos e que muitas vezes o atendimento se dá por técnicos de enfermagem e o médico somente assina e preenche receituário médico.

Finalizando, possuímos inúmeras sugestões de endereços e espaços que poderiam receber este projeto. Não precisamos perder um espaço com uma finalidade inserindo a clínica dentro do parque.

Estamos coletando assinaturas dos moradores e usuários para a luta contra a descaracterização do Parque Poeta Manuel Bandeira no Aterro do Cocotá com a instalação desta Clínica.

Aqui encontramos árvores nativas de mata atlântica, como pau ferro, mudas de pau brasil e árvores trazidas de outras regiões do mundo como os flamboyants. Animais silvestres ainda nos visitam com as maritacas e o sagui.

Ou seja, como o aterro do flamengo é preservado também temos o direito de preservar nosso aterro e nosso parque!

Precisamos deste espaço em sua total dimensão.

Fale a respeito com seus amigos, compartilhe, comente e dê sua opinião. Afinal de contas, a Prefeitura está aqui para servir a Comunidade.

E este espaço é seu por direito adquirido. Defenda o seu espaço!

#juntossomosfortes
#salvemoaterrodococota