Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto de Apoio ao Complexo Tecnológico Educacional - CTE e ao CTI, como Instituição de Todos e para Todos!

Para: Prezado Senhor Aldo Rebelo, Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, demais autoridades, Sociedade Brasileira

­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­
Manifesto de Apoio ao Complexo Tecnológico Educacional - CTE e ao CTI, como Instituição de Todos e para Todos!


Nós, assinantes do presente manifesto, vimos, mui respeitosamente, manifestar nosso apoio às medidas que vêm sendo tomadas pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, por meio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer ­ CTI, em prol do estabelecimento do Complexo Tecnológico Educacional ­ CTE nas dependências do CTI.

O estabelecimento do CTE no Campus do CTI Renato Archer, dado o seu objetivo de promover a inclusão social e devido à sua arrojada concepção urbanística, tem a capacidade de transformar a realidade da Região Norte de Campinas, em particular, a dos diversos bairros do entorno do campus do CTI. O efeito esperado para estas comunidades, no longo prazo, equipara­-se ao que ocorreu na região do Distrito de Barão Geraldo por conta da presença da UNICAMP, bem como tende a ocorrer com as presenças do CTI e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ­ IFSP, que também têm a característica de serem pólos catalisadores.

O conceito de CTE (vide: bit.ly/cte­-campinas­-folder?), cuja elaboração contou com a contribuição de professores, pesquisadores e funcionários da UNICAMP e de outras instituições de pesquisa, tem características de polo catalisador e de irradiação de conhecimentos e competências para a transformação e inclusão social e econômica da região.

Trata­-se de uma concepção de vanguarda que permite a convivência e a interatividade, num mesmo espaço, das seguintes instituições: ­ CTI Renato Archer, Unidade de Pesquisa do MCTI (em operação desde 1982); ­ Instituto Federal São Paulo, Campus Campinas, IFSP (em operação desde 2013); ­ Parque Tecnológico CTI-Tec (instalações recém­-inauguradas, março/2015); ­ Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, ­ CNRTA (em operação desde 2012); ­ Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação ­ FACTI (em operação desde 1996), e das demais instituições que vierem a compor o CTE.

No caso do IFSP, o mesmo já oferece o curso "Análise e Desenvolvimento de Sistemas" com concorrência de 92 candidatos por vaga.

Esta iniciativa agrega e congrega instituições com missões complementares, respeitando a identidade e as características de cada uma delas. Portanto, entendemos que as iniciativas em prol do CTE potencializam a vocação da cidade de Campinas para Ciência, Tecnologia e Inovação, complementando a plêiade de instituições já existentes na região.

Com respeito ao processo de indicação, ao Sr. Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, de profissionais para o cargo de Diretor do CTI Renato Archer, vimos também expressarmo­-nos:

O alinhamento estratégico da instituição com as políticas públicas do Estado Brasileiro e, em particular, com as políticas do MCTI, deve ser a principal referência para o gestor titular do CTI, pois, sem isso, este distanciar­-se­-ia de sua função como instituição pública.

Como tem ocorrido nestes recentes quatro anos, na gstão de Victor Pellegrini Mammana, o CTI deve manter-se sintonizado, cada vez mais, com a comunidade local e com a Sociedade em geral e abrir espaços de debate sobre seus projetos para a Sociedade. É necessária uma direção para que mantenha o diálogo já aberto, tendo compromissos com políticas de inclusão social e tecnológica, de modo a que a instituição não volte a ser uma ilha apartada em relação à Sociedade.

O CTI deve permanecer e robustecer­-se como um Centro Tecnológico que atue concomitantemente com setores formadores de força de trabalho qualificada, por isso o titular do CTI deve trabalhar para, conforme destacamos acima, a consolidação do CTE, ­ Complexo Tecnológico Educacional.

Já ressaltamos também que um dos grandes marcos durante a atual gestão foi viabilizar no CTI, o estabelecimento do CNRTA.

Entendemos que a cultura inclusiva da tecnologia deve ser sempre buscada e permanentemente enfatizada pela instituição.

Nossa expectativa é, também, a de que o titular do CTI trabalhe para que o orçamento no próximo período de gestão, apesar do momento de desafios por que passam a economia global e as contas públicas, reconstitua­-se, de modo a obter­-se melhores condições de trabalho e, consequentemente, de obtenção de resultados. Em especial, urge a captação de mais profissionais via concurso público para recompor e ampliar o conjunto de servidores tanto para as equipes de pesquisa quanto para os setores de administração.

Faz­-se necessário que seja robustecida a infraestrutura, tanto a física como a específica de TI, para dar suporte a todos os que labutam no âmbito do Complexo Tecnológico Educacional que o CTI catalisa, sejam servidores, bolsistas, ceeletistas, equipes de empresas de serviços terceirizadas, estagiários, professores e estudantes, pois, o CTI vem crescendo recentemente, na forma e na importância que tem para a Sociedade e os recursos não acompanharam tal evoluçao.

Programas de parceria para estímulo à aprendizagem em ciência e tecnologia (C&T), para jovens, também do ensino médio, e de formação ou extensão em C&T para todas as idades, devem fazer parte do escopo da sinergia CTI­IFSP. O CTI e o Instituto Federal de Educação, constituintes do CTE, são parceiros naturais para essa importante missão, com impacto, certamente, não circunscrito à Região de Campinas.

Assim, a parceria entre o CTI e o IFSP deve ser ampliada, bem como a consolidação das presenças do IFSP na Cidade de Campinas, como já apresenta-­se na região do Campo Grande e na Região Nordeste (CTI­NE) em Fortaleza­-CE e onde houver condições de uma presença articulada com a Sociedade e a comunidade local, conforme a missão do CTI.

Tal frente de ação deve ser componente da pauta prioritária permanente dos titulares e das gestões do CTI. Entendemos que cada titular do CTI Renato Archer deverá ampliar a abordagem dos aspectos e temas aqui elencados; cumprindo, mais e mais, a missão de alinhamento, respaldo e execução de Políticas Públicas relacionadas à Tecnologia da Informação.

Que o CTI e o CTE sejam de Todos e Para Todos! Gratos pela atenção,
assinamos o presente manifesto.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
880 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar