Tunel Mata Fria

Para: Publico em Geral

Os descendentes de negros forros e de quilombolas residentes na região da Mata Fria (Hortolândia), os integrantes do Movimento “Orgulho Negro Mairiporã” e os moradores de Mairiporã, simpatizantes da causa negra, vêm através deste abaixo-assinado repudiar o projeto de lei número 1860, de 10 de junho de 2015, de autoria do Deputado Major Olímpio, que tramita na Câmara dos Deputados de São Paulo e que “Altera a denominação do túnel “Mata Fria”, que faz a divisa dos municípios de Mairiporã e São Paulo, na Rodovia Fernão Dias (BR 381), para Túnel Salatiel Pereira do Valle”.
Objetivamos com essa petição proteger o valor histórico, cultural, simbólico e afetivo do túnel “Mata Fria”. Conforme consta na literatura local, como no livro escrito pela Sra. Iris Fagundes - “Mairiporã Aldeia Pitoresca” e no livro do Memorialista Sr. Pedro Thomas Pereira - “Rosário da Saudade e outras histórias de Juquery-Mairiporã”, as terras da região denominada Mata Fria foram deixadas em testamento aos negros forros pela Sra. Maria Felizarda de Jesus em 1866, o que ocasionou a criação de um QUILOMBO.
Portanto em defesa desse patrimônio histórico e de tradição de Mairiporã, assinamos este documento na defesa da manutenção do nome “Túnel Mata Fria”. Defendemos que, caso seja necessária a mudança de nome do túnel, que essa seja feita em homenagem condizente com a história do local. Sugerimos a denominação “Túnel AMARO BENTO LUIZ”, que foi o líder do quilombo da Mata Fria na primeira década do século XX e cuja família ainda possui muitos descendentes quilombolas residentes no local.
Mairiporã, 18 de setembro de 2015.