RIO ALMADA e seu AFLUENTES

Para: IBAMA, MMA, SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA BAHIA, ANA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Exmo. Sr. Governador do Estado da Bahia Rui Costa, Exmo. Sr. Deputado Federal Lúcio Vieira Lima, Exmo. Sr. Deputado Estadual Leur Lomanto jr., Exmos Srs. Vereadores do município de Almadina, Exma. Sra Prefeita de Almadina, Exma. Sra Prefeita de Coaraci, Exma. Sra. prefeita de Itajuípe, Exma. Sra. Prefeita de Uruçuca. Exmo. Sr. Prefeito de Ilhéus.

Através deste viemos trazer ao conhecimento das autoridades competentes, a necessidade de sobrevivência da BHRA (Bacia Hidrográfica do Rio Almada), em defesa da mesma, em relação à proteção total, na qual vem sendo devastada pela mudança radical da lavoura cacaueira, hoje quase que extinta na região, dentre as quais Almadina, principal nascente do Rio Almada, outrora à sucumbir diante a pecuária, Em meio ao rogo, moradores na tentativa publicam imagens, em redes sociais, dos crimes cometidos e não assistidos por organismos fiscalizadores.
Cientes da imprescindibilidade da revitalização e manutenção desta importante Bacia Hidrográfica, ressaltamos a premência de não meramente aplicação de notificações, mas a possível obrigatoriedade da recomposição do meio.
Vivemos em meio ao caos uma das maiores secas assolam o país, mas a grande contribuição para o aumento da temperatura mundial, são as queimadas, sempre ilegais e irracionais, em meio a vontade de viver dignamente, consequentemente a população de menor aquisição de renda pena mediante condições.
A Bacia Hidrográfica do Rio Almada (BHRA) destaca-se como um dos principais sistemas naturais da Região Cacaueira, onde se encontra área significativa do bioma Mata Atlântica, além de florestas secundárias, restingas e manguezais (GOMES et al., 2010). Essa bacia está localizada na Região Sul do Estado da Bahia, englobando área dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Barro Preto, Itajuípe, Itabuna, Ilhéus e Uruçuca. Possui uma área de drenagem de 1.545 km² (CALAZANS et al., 2005) e perímetro de 332 km (GOMES et al., 2010). Seu curso principal, o rio Almada apresenta uma extensão de 138 km, desde a sua nascente na Serra do Chuchu, em Almadina, até sua foz na Barra de Itaípe, em Ilhéus (GOMES et al., 2010).
De acordo com a classificação de Köeppen, a BHRA apresenta três domínios climáticos distribuídos na parte costeira (Af – clima tropical úmido), na parte central (Am – clima de monção) e na parte oeste (Aw – clima tropical com estação seca de inverno). O clima da bacia pode ser classificado como quente e úmido com variações que determinam a caracterização do clima tropical superúmido na costa e o tropical úmido, no interior (ROEDER, 1975).
A BHRA é parte integrante da unidade geotectônica denominada Cráton do São Francisco e pertence ao domínio geotectônico/geocronológico Escudo Oriental da Bahia e, em menor extensão, à Província Costeira e Margem Continental. A primeira corresponde aos limites do Cráton do São Francisco, de idade pré-cambriana, enquanto a segunda é constituída pelas bacias costeiras mesocenozóicas, representadas pela Bacia Sedimentar do Rio Almada (GOMES et al., 2010).