Pela Permanência do grupos no Condomínio Cênico do HPSP

Para: Para Secretaria de Cultura e Saúde, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Para: Secretaria Estadual de Cultura e Saúde, e Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

Os grupos de teatro que compõem o Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) iniciaram a ocupação cultural dos pavilhões 5 e 6 do HPSP no ano 2000, com a montagem do espetáculo In Surto. A partir disso, os grupos desenvolveram uma profícua ação de inclusão cultural descentralizada com toda comunidade, ao desmistificar o local para a população em geral com apresentações de espetáculos, realização de oficinas, filmagens e outras ações culturais. A faculdade de arquitetura da UFRGS desenvolveu para os grupos um projeto arquitetônico de restauro para os pavilhões 5 e 6 do HPSP. Esse projeto foi submetido a avaliação do IPHAE, que recomendou o projeto. O propósito é recuperar os prédios das condições que os grupos herdaram da gestão da saúde do estado. Por todos esses motivos, pela importância histórica desta ocupação artística e pelo eminente risco de despejo dos grupos Falos & Stercus, Oigalê, Povo da Rua e Neelic dos pavilhões 5 e 6 do HPSP é que solicitamos a comunidade cultural e simpatizantes esse abaixo-assinado pedindo a revisão dessa política de desapropriação e a imediata efetivação dos processos de cedência dos espaços para os grupos do Condominio Cênico do HPSP.

Assim, nós abaixo-assinados, “Pela Permanência do Grupos de terão no Condomínio Cênico do HPSP”.

1.295 Pessoas