Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

“Acreano” ou “acriano”?

Para: Assembleia Legislativa do Acre

Com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigorando desde o começo deste ano, surgiram diversos debates sobre o uso do gentílico designado para definir pessoas ou coisas do Acre: “acreano” ou “acriano”?

Ao contrário do que se tem comentado, o acordo não realizou modificações nesse aspecto, apenas manteve a regra que já existia para os adjetivos gentílicos. De acordo com norma-padrão, a grafia correta é “acriano”. Entretanto, é sensível a preferência da população local em utilizar o termo “acreano”, hábito que configura um aspecto da cultura popular.

Com o objetivo de ouvir a sociedade, o governo do Estado lança esta consulta pública para oficializar o uso do termo “acreano”. Caso seja aprovada essa versão tradicional, será encaminhado projeto de lei à Assembleia Legislativa (Aleac).

Concordo que o termo “acreano” seja oficializado no Estado.

A consulta pública tem prazo até o dia 13 do fevereiro de 2016.


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
2.080 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.