Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular

Para: Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

Nós, brasileiros, vimos por meio desta expressar nosso repúdio ao projeto que visa retirar a obrigatoriedade do ensino de literatura portuguesa da Base Nacional Comum Curricular. Esta proposta é uma afronta a própria história do Brasil, que, independente de questões políticas, formou sua Cultura na área literária relacionada com os grandes mestres da literatura portuguesa. Afinal, falamos a mesma língua! E é de lá o início das obras literárias em nossa língua portuguesa. Ao invés de retirar os grandes mestres do currículo, como Luís Vaz de Camões, Gil Vicente, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett, José Saramago, entre outros, defendemos que é necessário a ampliação das condições de permanência e qualidade de ensino, com o aumento dos valores salariais pagos aos professores e uma necessária reestruturação do ambiente e tecnologias nas escolas, bibliotecas - vindas de maiores recursos do PIB para a Educação no país.

Medidas como a retirada da obrigatoriedade do ensino de literatura portuguesa em nossas escolas, nada trazem de real melhoria, a não ser um possível esvaziamento de conteúdo nas escolas brasileiras, fator já apontado por autores como Newton Duarte e Demeval Saviani. Esse esvaziamento corrobora para uma diminuição ainda maior do conhecimento intelectual de nossos futuros jovens, é necessário que tenhamos no currículo obrigatório os conhecimentos necessários na área da Literatura, formadores de sua condição intelectual e humanitária. Esse tipo de conhecimento repercute diretamente no nível de letramento dos cidadãos. Mais a fundo, poderíamos dizer também que muitos pais não tem o devido conhecimento das obras da Literatura Universal (não só Portuguesa) para partilhar com seus filhos. Como isso se resolve então? Com a escola! É preciso essa partilha histórica, social e cultural. Essa é a missão redentora, e unique da escola! Surge e é em si, como um começo, uma via e como a transformação total que pode mudar para sempre as vidas que a encontram em suas salas. A Literatura deve ser ampliada, as letras devem ser valorizadas em nosso currículo. Queremos mais das literarutas oriental, norte-americana, inglesa, africanas no currículo. E não retiradas! Somos uma nação de literatura de língua portuguesa, Brasileira, Universal!

Portanto, pedimos através desta, que a Exma. Sra. Presidente da República, Dilma Rousseff, interfira com os meios devidos apresentando a vontade dos brasileiros aqui presentes de manter como base curricular a obrigatoriedade do ensino de literatura portuguesa para os futuros estudantes: os filhos de sua pátria amada.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar