Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto dos Músicos pela Democracia

Para: Senhores Membros do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal

Manifesto dos Músicos

O Brasil hoje se vê diante da possibilidade de um retrocesso em conquistas históricas pelas quais o povo brasileiro lutou muito. Uma Constituição Cidadã erigida depois de um tenebroso período de estado de exceção está prestes a ser aviltada por políticos que agem exclusivamente em interesse corporativista e movidos pelas mais escusas intenções.

Uma presidente eleita democraticamente enfrenta um processo de impedimento sem que haja um crime de responsabilidade que se possa imputar à sua gestão. A Constituição é clara, e juristas, personalidades, políticos e estadistas do Brasil e do mundo têm demonstrado o absurdo do que se pretende perpetrar no Congresso.

A construção dessa democracia – a história e os seus grandes momentos nos mostram – teve a participação ativa dos músicos. Nos atos e comícios, compondo, tocando e cantando cada nota como tijolo de reconstrução da alma da nossa pátria querida, a classe musical nunca se furtou a defender a democracia e a justiça social, enfrentando a censura, sendo caçada pela repressão aqui e nas ditaduras vizinhas de triste memória como a Argentina, que levou para sempre o pianista Tenório Junior. Os músicos foram presos, exilados, mortos, mas resistiram emprestando seu talento à luta pelas Diretas Já e à campanha Nordeste Já, do Sindicato dos Músicos do RJ, em apoio ao trabalho do saudoso Betinho. A democracia foi conquistada com muita dor. Ela não pode ser solapada em nenhum milímetro. Não se pode, sem o aval da Constituição, usurpar a vontade da maioria que elegeu uma presidente de forma direta, a forma pela qual lutamos tanto. Impedimento sem crime é crime.

O delicado momento pela qual a jovem democracia do Brasil passa nos traz o chamamento às vozes, às cordas, aos sopros, aos tambores, à música, aos músicos. E aqui estamos, somando nossa voz em defesa da democracia e da Constituição.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2016.


João Bani

Deborah Cheyne

Andrea Ernest-Dias

Itamar Assiere

Leo Ortiz

Leandro Braga

Claudio Jorge

Lulu Pereira

Marco Pereira

Bernardo Aguiar

Jesuina Passaroto

Antônio Saraiva dos Santos (Tonico Saraiva)

Isabel Cristina Gonçalves dos Santos Souza (Isabel Souza)

Daniel Cunha

Cristina Bhering

Janaina Perotto

Guilherme Guimarães

Marcello Stasi - Regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de

São José dos Campos

Alexandre Brasil

Everaldo Barbosa

SYCAMU - Sindicato dos Músicos de Camarões - Romeo Dika,

presidente

Rafael Vernet

José Paulo Becker

Andréa Dutra

Paulo Sarkis




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
244 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar