Manifesto contra a saída da Ansef do GT Político dos cortes de DAS da Funai

Para: Diretoria da Associação Nacional de Servidores da Funai

Nós, servidor@s mobilizad@s filiad@s à Associação Nacional dos Servidores da Funai - ANSEF, vimos a público manifestar contrariedade quanto ao afastamento da atual Diretoria da Associação do Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Portaria FUNAI Nº 548, de 21/06/2016, para discussão e análise dos impactos advindos do Decreto nº 8.785, de 10/06/2016, com o objetivo de apresentar proposta de novo Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas desta Fundação, conforme exposto no Ofício nº 016/2016 – ANSEF, de 23 de junho de 2016.

Isso porque concordamos parcialmente com as ponderações apresentadas pela Diretoria da nossa Associação:
- Quanto ao item “a”, nós associad@s mobilizad@s, concordamos plenamente com o posicionamento da Diretoria;
- Quanto ao item “b”, concordamos com o seu teor, apesar da ênfase fatalista.

E exatamente por não nos posicionarmos de forma cética quanto à importância da participação da ANSEF no GT, ainda que apenas para alertar e registrar mais este golpe administrativo no órgão indigenista há muito combalido, queremos enfatizar que qualquer possibilidade política de discussão oficial ou não, interna ou externa, em se tratando de política indigenista merece sim a atenção da ANSEF, sobretudo em tema tão caro quanto o de nossa estrutura organizacional.

Por fim, gostaríamos de comunicar a nossa insatisfação, enquanto associados mobilizados, com a falta de diálogo por parte da atual Diretoria. Decisões tão importantes quanto essa não podem ser tomadas na antessala da sede da Associação sem um prévio processo consultivo a tod@s os seus associad@s.

Insistiremos incansavelmente no fazer político horizontalizado e democrático.

Atenciosamente,

Servidor@s Associad@s Mobilizad@s