MANIFESTO EM PROL DA “CASSAÇÃO” DA CONCESSÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

Para: Senado Federal - Presidência da Republica - Câmara dos Deputados - Supremo Tribunal Federal

MANIFESTO EM PROL DA “CASSAÇÃO” DA CONCESSÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

“Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”

Só que no caso da Rede Globo de Televisão, não pode se dizer que seja um “Imprensa”, mas sim um “governo paralelo”, com alto poder de decisão.
A Própria emissora, em comunicado “oportuno para época” fez um “mea culpa” quanto ao Golpe de 64, onde o Brasil mergulhou por mais de duas décadas em um regime militar que ceifou várias vidas, além de empurrar o país a uma desigualdade social e elevado índice de pobreza.
A Rede Globo de Televisão, é uma concessão pública, e mesmo suas concessões são objetos em algumas praças de litígios pelos processos de transferências, existe situações de “Fisco”, paraísos fiscais, sonegações de impostos, tráfico de influência, abusos do poder econômico junto a agências de publicidade, discriminações por parte da elenco artísticos por ideologias, além de muitos outros fatores, que não coadunam com a própria lei de “Concessões de TV e Rádio Difusão”.
É claro o uso de seus telejornais, programas e mesmo de seus apresentadores, em manipular as informações a favor dos interesses de seus sócios proprietários, deixando de lado o papel da imprensa de ajudar a formar uma opinião, para direcionar a opinião pública aos seus interesses.
A Rede Globo é, foi e continua sendo a décadas objeto de estudo, dentro e fora do Brasil, do seu “Poderio” em manipular informações, já foi objeto de um longo documentário “Beyond Citizen Kane” – Muito Além de Cidadão Kane, produzido para TV Britânica, onde mostra seu poder e suas ligações políticas.
Que pode ser visto em vários links no Youtube.
Este MANIFESTO, não tem como objetivo “Fechar” pura e simplesmente a Rede Globo, mas de poder retirar de seus atuais donos a concessão por Nós outorgada.
Durante décadas, a emissora com seu enorme poder, pode concentrar um grande Parque Tecnológico e de Dramaturgia, é claro também de Jornalismo. Que poderia ser melhor empregado em produzir conteúdo sem o “Bojo” politico e maléfico que estão no cerne de sua diretoria.
Uma solução seria, “Encampar” suas propriedades, retirar as concessões e entregar a emissora a um “conselho” composto por outros donos de emissoras, jornalistas e artistas.
Não se perderia o patrimônio que foi construído as custas dos males causados, podendo ser aproveitado, para quem sabe, ser uma “BBC” brasileira.

Manter a concessão da Rede Globo, com seus atuais proprietários, é um desserviço à nossa tão frágil democracia, que praticamente fica a “mercê” dos interesses escusos.
Seu poder hoje, é visível em corromper quase que todos os 3 poderes da República, seja com “apoio” jornalístico, ou até mesmo por pressão com seus produtos televisivos.

Liberdade de Imprensa, sim, mas liberdade com responsabilidade, respeito e ética.